Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

'Planeta Dos Macacos - A Origem'

Hollywood já provou que não se cansa das adaptações e remakes. E o melhor de tudo é que essa – talvez – falta de criatividade deles está cada dia melhor e a “bola da vez” e por que não, foi o grande sucesso ‘Planeta dos Macacos’ criado nos anos 60 por Pierre Boulle, onde originou um seriado e quatro filmes. Já em 2001 o louco Tim Burton apresentou um ‘Planeta dos Macacos’ com uma intensidade ao seu estilo dividindo criticas pesadas e público.

Mas agora o responsável é Rupert Wyatt (A Escapada), o longa ‘Planeta dos Macacos - A Origem’ é sem dúvida um dos melhores remakes já feito. A ideia era para o longa de Burton ser esquecido, e pode ter certeza que deu certo, sou fã de Tim Burton, mas reconheço que seu filme de 2001 foi massacrado pela obra de Wyatt.

O longa se passa em San Francisco. Will Rodman (James Franco) é um cientista que trabalha em um laboratório onde são realizadas experiências com macacos. Ele está interessado em descobrir novos medicamentos para a cura do mal de Alzheimer, já que seu pai, Charles (John Lithgow), sofre da doença. Após um dos macacos escapar e provocar vários estragos, sua pesquisa é cancelada. Will não desiste e leva para casa algumas amostras do medicamento, aplicando-as no próprio pai, e contra sua vontade também leva um filhote de chimpanzé. Logo Charles não apenas se recupera como tem a memória melhorada, graças ao medicamento. Já o filhote, que recebe o nome de César, demonstra ter inteligência fora do comum, já que recebeu geneticamente os medicamentos aplicados da mãe. O trio leva uma vida tranquila, até que, anos mais tarde, o remédio para de funcionar em Charles e, em uma tentativa de defendê-lo, César ataca um vizinho. O macaco é então engaiolado, onde passa a ter contato com outros símios e, cada vez mais, se revolta com a situação em que está vivendo com os maus tratos dos humanos.

O nome do longa já diz praticamente tudo, não pense que você vai entrar no cinema já pensando como vai terminar a história. Os clichês aqui passaram muito, mas muito longe mesmo. ‘Planeta dos Macacos - A Origem’ tem muitos méritos. O principal deles, sem dúvida, é manter um clima de multa tensão contínua. Por outro lado, algumas liberdades para viabilizar o roteiro são tão escancaradas que acabaram por roubar um pouco da força transmitida, por exemplo, pelo último trailer. Pode ser mera impressão. Pode não ser. Mas é o único ponto negativo que pode ter certeza que vai passar batido.

O conflito da "humanidade" presente no chimpanzé César foi sabiamente explorado e lançado com uma simples - e bem colocada - pergunta feita por ele para ao seu "dono" após um passeio: "O que César é?". A partir daí, a história cresce, o suspense aumenta quando ele começa a negar seu apego aos humanos, mas também acaba refém de situações meio forçadas. Foi assim no momento "McGyver" de César abrindo a jaula e muitas sequências com ele andando pela cidade, assaltando geladeira e fundando uma espécie de “PCC” no abrigo para símios onde ficou confinado. Parece besteira. Mas realmente só parece.

E claro é aí que começa o ponto mais que elevado do filme, que conta com efeitos especiais de cair o queixo, mas o que torna o longa ainda mais especial é o fato de que a história é colocada em primeiro plano em comparação aos efeitos visuais e às sequências de ação. Sim, temos muita ação na produção, em especial em seu terço final, mas o interessante mesmo é a fase de pesquisas e o desenvolvimento de César. Trata-se de um filme de ficção científica com pitadas de ação, e não o contrário, que é mais comum. Pura criatividade e vontade de fazer um filme bom, ou melhor, um filme perfeito!

Marcado por grandes atuações através de captura de movimento, o mesmo usado em ‘O Senhor dos Anéis’ e ‘King Kong’, Andy Serkis –brilhante – foi o escolhido para interpretar César, fazendo obviamente em companhia dos responsáveis pelos efeitos especiais. A presença do ator é tão marcante que deu início a um burburinho de que poderia concorrer ao Oscar 2012. Não acredito que acontecerá, mas também não é justo retirar do ator os méritos na composição do personagem.

James Franco também está bem, assim como Freida Pinto (Quem Quer Ser um Milionário?) e John Lithgow (Kinsey - Vamos Falar de Sexo). No elenco principal quem menos se destaca é Tom Felton, mas mais por culpa do personagem do que por causa de sua atuação. Apesar disso, é do eterno Draco Malfoy a fala que faz referência ao clássico de 68: “tire suas mãos sujas de mim seu macaco imundo”, (na tradução livre). Mesmo sendo a mais direta, esta não foi à única referência ao original, em determinado momento é possível ver uma matéria televisiva que mostra os passageiros da nave do primeiro filme embarcando para sua missão no espaço.

Sem esquecer da trilha sonora que segue bem o ritmo do longa. São temas que não devem ficar marcados na cabeça do espectador e muito menos na história do cinema, mas que funcionam muitíssimo bem durante os 105 minutos de duração. A fotografia é outro item que merece destaque, seja nas cenas internas ou nas grandes tomadas externas, como na Ponte Golden Gate.
Uma coisa é certa, Se me perguntassem em 2010, jamais apostaria que ‘X-Men: Primeira Classe’ e ‘Planeta dos Macacos - A Origem’ seriam dois dos melhores de 2011. Os dois projetos pareciam pra lá de oportunistas, buscando apenas ganhar mais um dinheirinho com duas franquias de sucesso, mas felizmente não foi o que aconteceu. São produções com um frescor impressionante, que deram nova vida às histórias e superaram a desconfiança dos fãs e do mercado cinematográfico.

Dirigido pelo desconhecido Rupert Wyatt, o novo ‘Planeta dos Macacos’ promete ser o primeiro de uma nova série de filme, nos restando esperar que as continuações sejam tão bem cuidadas quando este. Até lá só nos resta agora sentar e esperar bem ansiosos.


Nota: 9.5





Título original: (Rise of the Planet of the Apes)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Rupert Wyatt
Roteiro: Rick Jaffa e Amanda Silver, baseado em personagens criados por Pierre Boulle
Produção: Dylan Clark, Peter Chernin, Rick Jaffa e Amanda Silver
Duração: 105 min.
Gênero: Ficção Científica
Estúdio: 20th Century Fox Film Corporation / Chernin Entertainment
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation


Elenco:

James Franco (Will Rodman)
John Lithgow (Charles Rodman)
Tom Felton (Dodge Landon)
Freida Pinto (Caroline Aranha)
Brian Cox (John Landon)
Andy Serkis (César)
Tyler Labine (Franklin)
Jamie Harris (Roy)
Leah Gibson (Alyssa Williams)
David Oyelowo (Steve Jacobs)
Chelah Horsdal (Irena)
Karin Konoval (Maurice)
Richard Ridings (Buck)
Terry Notary (Alfa / Olhos Brilhantes)
Jesse Reid (Donnie)
Mattie Hawkinson (Linda)
Christopher Gordon (Koba)
Devyn Dalton (Cornelia)


Curiosidades:

- Robert Rodriguez, Kathryn Bigelow e Thomas Alfredson receberam propostas para dirigir 'Planeta dos Macacos - A Origem'. Todos recusaram;

- Pierre Morel, James McTeigue, Dennis Iliadis, Scott Stewart e os irmãos Albert e Allen Hughes estiveram cotados para assumir a direção do filme;

- As filmagens aconteceram entre 5 de julho e 17 de setembro de 2010;

- A história de 'Planeta dos Macacos - A Origem' se passa antes à exibida em 'O Planeta dos Macacos' (1968) e em sua refilmagem, 'Planeta dos Macacos' (2001);

- Foram realizadas quatro continuações para o filme original: 'De Volta ao Planeta dos Macacos' (1970), 'Fuga do Planeta dos Macacos' (1971), 'A Conquista do Planeta dos Macacos' (1972) e 'A Batalha do Planeta dos Macacos' (1973);

- A estreia do filme nos Estados Unidos passou por várias mudanças. Inicialmente estava prevista para 24 de junho, mas depois foi adiada para 23 de novembro, de forma a aproveitar o feriado do Dia de Ação de Graças. Por fim a 20th Century Fox resolveu lançar o filme em 5 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário