Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

‘Super 8’

O diretor J.J. Abrams era desconhecido até a série de TV ‘Lost’ chegar ao fim, mas mesmo assim pouco conhecia o diretor que surpreendeu a todos com seus ótimos longas como diretor, entre alguns está o ótimo ‘Missão Impossível 3’ (2006) e ‘Satr Trek’ (2009), além de produzir ‘Cloverfield – Monstro’ (2008). Pois bem, agora seu mais novo filme é o misterioso ‘Super 8’. Mas se na direção está o mais novo diretor bem sucedido de Hollywood, na produção está o grande e respeitável Steven Spielberg, nome de peso com um currículo de dar inveja com todos seus filmes que já dirigiu, produziu, roteirizou, etc.

O Longa ‘Super 8’ foi misterioso até em sua divulgação, trailers e supostas sinopses que fala tudo mas nada explica. Claro que não vou contar o segredo do filme aqui, única coisa que posso adiantar ou lembrar é que estou falando do criador de ‘Lost’, então se prepare para um filme completamente preso ao segredo até os minutos finais.

‘Super 8’ acontece em pleno anos 80já tem como abertura o jovem Joe Lamb (Joel Courtney), ele perdeu a mãe logo no começo do filme, o que fez com que seu relacionamento com o pai (Kyle Chandler), um policial dedicado que não sabe como se comportar com o filho, se deteriorasse. Fã de cinema e estudioso de maquiagem, ele se diverte ao lado dos amigos Charles (Riley Griffiths), Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee), eles estão tentando rodar um filme caseiro sobre zumbis, com uma câmera Super 8, para participar de uma competição local para jovens cineastas. Joe logo se anima quando Charles convida Alice Dainard (Elle Fanning) para o elenco, já que está a fim dela. O grupo vai de madrugada rodar, às escondidas, uma cena na estação ferroviária local. É quando uma caminhonete se choca com um trem, provocando um descarrilhamento de grandes proporções. Logo o local está cercado pelo exército, que procura algo que estava alojado em um dos vagões. Mas depois do acidente fatos estranhos começam a acontecer na pequena cidade de Lillian, como alguns desaparecimentos, primeiro de motores de carro e depois de pessoas.

O elenco não é grandioso, o único nome conhecido é de Elle Fanning, Noah Emmerich e Kyle Chandler. Mas todos desse elenco de poucos conhecidos está de parabéns, os jovens Joel Courtney, Riley Griffiths, Gabriel Basso e Ryan Lee, dão um verdadeiro show de atuação e em certas sequências, arriscam sem medo no humor negro, tornando o longa mais interessante ainda. Dessa trupe quem se sai melhor é Elle Fanning, especialmente quando grava uma cena pela primeira vez. Fanning é um outro caso a parte que não deixa por menos. O clichê que ela enfrenta de ser a garota com problemas com seu pai alcoólatra no meio de 4 meninos e ainda tem um pai alcólotra (Bruce Greenwood) passa despercebido.

Para quem já conhce o trabalho da dupla Abrams e Spielberg, com toda certeza vai se identificar com cenas do filme onde ta claro a assinatura de cada um. Mas é fácil compreender o motivo que levou J.J. Abrams convidar Steven Spielberg para produzir ‘Super 8’. O filme lembra muito clássicos dos anos 80 como ‘Os Goonies’, E.T., O Extra-Terrestre – o primeiro produzido por Spielberg e o segundo dirigido por ele – e ‘Guerras do Mundo’. Principalmente no que diz respeito à dinâmica dos personagens infantis. Mas engana-se quem pensa que o longa é apenas uma homenagem ao cinema "spielberguiano", trata-se de uma produção com vida própria e com elementos também trazidos da cinematografia de Abrams a grande estilo. Alguns elementos da série ‘Lost’, inclusive, podem ser conferidos no novo longa, principalmente no que diz respeito a construção do clima de suspense acerca do que está para acontecer.

Me atrevo a afirmar que ‘Super 8’ ajuda a consolidar o nome de J.J. Abrams como um dos cineastas mais interessantes da atualidade em Hollywood. E como essa parceria deu certo temos a felicidade de contarmos com estes dois ótimos cineastas que trabalham sempre em prol do mistério e aventura.

Recomendo ‘Super 8’ para todos, ainda mais numa época em que nos deparamos com inúmeras refilmagens de longas dos anos 80, como ‘Footloose’, ‘Dirty Dancing’ e ‘Conan, o Bárbaro’, J.J. Abrams prova que é possível lembrar/homenagear o período sem deixar de ser original.


Nota: 8.5



Título original: (Super 8)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: J.J. Abrams
Roteiro: J.J. Abrams
Produção: J.J. Abrams e Steven Spielberg
Duração: 112 min.
Gênero: Ficção Científica
Estúdio: Bad Robot Amblin Entertainment Paramount Pictures
Distribuidora: Paramount Pictures


Elenco:

Joel Courtney (Joe Lamb)
Riley Griffiths (Charles)
Elle Fanning (Alice Dainard)
Ryan Lee (Cary)
Gabriel Basso (Martin)
Kyle Chandler (Jackson Lamb)
Noah Emmerich (Coronel Nelec)
Ron Eldard (Louis Dainard)
Bruce Greenwood (Alienígena)
Glynn Turman (Dr. Woodward)
Zach Mills (Preston)
Katie Lowes (Tina)
Marco Sanchez (Hernandez)
Thomas F. Duffy (Rooney)
Teri Clark (Sra. Babbitt)
Johnny Otto (Fotógrafo)
James Hébert (Agente Talley)
Andrew Constantini (Agente da Guarda Nacional)
Mason Steel Davis (Adolescente)


Curiosidades:

- O diretor, roteirista e produtor J. J. Abrams, fã declarado dos filmes de Spielberg, rende em 'Super 8' uma homenagem aos clássicos 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' e 'E.T., o Extra-terrestre', do cineasta, que é parceiro nesta produção;

- Bruce Greenwood interpretou o alienígena de 'Super 8' através da técnica de captura de movimento. Seu personagem está creditado como Cooper, que era o apelido da criatura nos sets de filmagens;

- A cidade de Lillian, vista no filme, recebeu este nome em homenagem à avó do diretor J.J. Abrams;

- O posto de gasolina chama-se Kelvin Gasoline. Trata-se de uma homenagem ao avô de J.J. Abrams, que se chamava Kelvin;

- Na cena em que o xerife é levado, no posto de gasolina, pode-se ver ao fundo o símbolo da Slusho. Trata-se de uma referência ao marketing viral usado para 'Cloverfield' (2008), produzido por J.J. Abrams;

- Há várias referências ao diretor George Romero ao longo de 'Super 8'. Entre elas o nome da empresa químicca do curta feito pelos garotos, Romero Chemicals, e a presença do cartaz de um de seus filmes no quarto de Joe;

- O cartaz de 'Halloween' (1978) pode ser visto no quarto de Joe;

- O orçamento aproximado é de US$ 45 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário