Total de visualizações de página

sábado, 21 de janeiro de 2012

‘A Festa Nunca Termina’

O diretor Michael Winterbottom (O Preço da Coragem), conseguiu fazer um filme com um tom de documentário que realmente merece um reconhecimento e que todos os cinéfilos ou não devem assistir, o longa de 2002 ‘A Festa Nunca Termina’ mostra a dramática vida de Joy Division, Sex Pistols ou New Order.

Nos anos 70, em Manchester, Inglaterra, o jornalista Tony Wilson se cansa de realizar reportagens de pouco (ou nenhum) conteúdo para a televisão local e decide se arriscar numa nova atividade: produção musical. Sem saber, ele estava dando o pontapé inicial a um período de forte efervescência musical que ficou conhecido como Manchester. Sua trajetória - repleta de altos, baixos, sexo, drogas e punk rock - é o tema do longa com um excelente roteiro.

O longa que mescla muito bem documentário, drama e comédia tem um boa direção de Michael Winterbottom, o mesmo de Bem-Vindos a Sarajevo, o roteiro consegue segui ah linha do filme em perfeita sintonia.Porém, a história pode até ser confusa para alguns, mas embora não seja absolutamente necessário, ajuda bastante ter algum conhecimento prévio sobre os movimentos musicais britânicos dos anos 70 e 80 para curtir o filme em toda a sua intensidade.

Os fãs de Joy Division, Sex Pistols ou New Order certamente vão se identificar mais com o filme que o leigo desavisado. Mas mesmo assim é divertido acompanhar o estilo de Winterbottom contar sua história. O produtor Tony Wilson (interpretado na tela por um convincente Steve Coogan) comanda o show salpicando a narrativa com tiradas sarcásticas, citações inteligentes e momentos do típico humor inglês. Para ele, casa cheia não é sinônimo de sucesso. "Quantas pessoas havia na Santa Ceia, por exemplo", filosofa Wilson.

Coerente com o tema, o filme tem uma linguagem retrô com muitas cores estilo anos 70, câmera na mão e algumas viagens visuais típicas da época. Quem entrar no clima vai curtir.

Recomendo!


Nota: 7.5
Download:
‘A Festa Nunca Termina’




Título original: (24 Hour Party People)
Lançamento: 2002 (Inglaterra)
Direção: Michael Winterbottom
Roteiro: Frank Cottrell Boyce
Duração: 115 min.
Gênero: Documentário/Drama/Comédia
io: Channel Four Films / Revolution Films / Film Council / Baby Cow Productions Ltd. / WAVEpictures
Distribuidora: United Artists / Metro-Goldwyn-Mayer Distributing Corporation


Elenco:

Steve Coogan (Tony Wilson)
Shirley Henderson (Lindsay Wilson)
Paddy Considine (Rob Gretton)
Sean Harris (Ian Curtis)
Danny Cunningham (Shaun Ryder)
Andy Serkis (Martin Hannett)
Chris Coghill (Bez)
Lennie James (Alan Erasmus)
Ralf Little (Peter Hook)
Paul Popplewell (Paul Ryder)
John Simm (Bernard Sumner)
Keith Allen (Roger Ames)
Rob Brydon (Ryan Letts)
Enzo Cilenti (Peter Saville)
Ron Cook (Derek Ryder)


Curiosidades

- Como o Hacienda original foi demolido em 2000, uma réplica da casa foi construída para o filme, baseando-se principalmente em relatos de diversas pessoas que frequentaram o local;

- Vários objetos pertencentes ao Hacienda original foram comprados pela produção do filme, de forma a disponibilizá-los na réplica construída para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário