Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hanna

Um filme de suspense é sempre envolvente, mas só quando realmente é bom. O diretor Joe Wright é um diretor imprevisível, e isso pode ser provado ao assistir ‘Hanna’. Totalmente radical, um filme que em gênero e estética é diferente de tudo o que ele já apresentou em sua carreira. Seu curto currículo traz filmes como ‘Orgulho e Preconceito’, ‘Desejo e Reparação’ e o último em 2009, ’O Slista’. Todos, puxado ao drama ou então ao romance, e agora ele surpreende a todos com um ótimo thriller de suspense.

Hanna (Saoirse Ronan) é uma adolescente que foi criada no frio da Finlândia pelo pai Erik (Eric Bana), um ex agente da CIA, ele treina a filha para que ela se torne uma máquina perfeita para matar. Levando uma vida totalmente diferente de qualquer outro jovem de sua idade, sua rotina sempre foi voltada para cumprir uma missão sem falhas. Ela vai cruzar a Europa, para encontrar seu alvo, a agente Marissa (Cate Blanchett). E quando este dia chega ela vai mostrar tudo que aprendeu, enganando agentes experientes com os ensinamentos de seu mentor, mas enquanto o alvo vai ficando cada vez mais perto, alguns segredos sobre sua vida começam vir à tona, provocando uma revolução em sua cabeça.

‘Hanna’ pode até não ser o melhor filme de suspense para alguns como eu disse, mas sem dúvida nenhuma é o melhor da carreira de Joe Wright, o crédito pode ser todo do elenco, porque o roteiro também não chega a ajudar muito em certos momentos, porém, a atuação de Cate Blanchett e Eric Bana está muito boa mesmo, pode se dizer que esse filme ó não foi direto para Home Video por ter esses dois nomes de peso, fato comum.

Mas não posso deixar de comentar sobre a atuação da novata Saoirse Ronan (Um Olhar do Paraíso), ela soube representar de uma forma muito realista que em certas cenas de ação (um pouco previsível), consegue tirar do fôlego do espectador, Wright acertou na medida certa ao misturar a delicadeza e excelente atuação de Saoirse Ronan no papel da destemida Hanna. A atriz não só surpreende como deixa claro que ela está ai para o que der e vier.

A trilha do filme boa, mas atrapalha um pouco em certos momentos, ela parece querer tomar mais espaço em cena do que as próprias imagens, embora em outras fiquem muito boa. Enfim, esse longa é mais um filme que eu recomendo para todos os fãs do gênero ou não, vale a pena ser conferido.

Mas tenho que ressaltar, se ‘Hanna’ pretende ter intenção de se tornar uma franquia ao estilo de Bourne creio que vai ter muito o que melhorar, o longa não teria força para uma franquia, apesar de todo o esforço digno do elenco. Porém, é possível comparar ‘Hanna’ com ‘Salt’, de Angelina Jolie.

Recomendo mesmo!

O longa tem estreia prevista para o dia 26 de agosto de 2011.

Nota: 7,5
Download: ‘Hanna’



Título original: (Hanna)
Lançamento: 2011 (Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos)
Direção: Joe Wright
Roteiro: Seth Lochhead e David Farr, baseados em história do próprio Lochhead
Duração: 100 min.
Gênero: Suspense
Distribuidora: Focus Features (EUA)


Elenco:

Saoirse Ronan (Hanna)
Eric Bana (Erik)
Cate Blanchett (Marissa)
Olivia Williams (Rachel)
John MacMillan (Lewis)
Vicky Krieps (Johanna Zadek)
Paris Arrowsmith (Ténico da CIA)
Tim Beckmann (Walt)
Christian Malcolm (Chefe de Operações)
Jamie Beamish (Burton)
Michelle Dockery (Falsa Marissa)
Jessica Barden (Sophie)
Aldo Maland (Miles)
Jason Flemyng (Sebastian)
Tom Hollander (Isaacs)


Curiosidades:

- Hanna teve orçamento estimado em US$ 30 milhões;

- É uma coprodução Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos;

- O diretor Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?) chegou a desenvolver o roteiro com Seth Lochhead, autor da ideia, no começo de 2009, mas acabou desistindo do projeto;

- O cineasta Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban) chegou a ter seu nome associado ao projeto de alguma forma, mas semanas depois dos rumores o diretor Joe Wright assinava contrato;

- A indicação do diretor foi da protagonista Saoirse Ronan, que já tinha trabalhado com ele em 'Desejo e Reparação' (2007) e afirma ter ótimas recordações de seu jeito de trabalhar;

- O roteiro circulou pela Black List, lista de bons projetos não realizados de Hollywood, nos anos de 2006 e 2009;

- Seth Lochhead escreveu a história original e o roteiro em 2006. Voltou a trabalhar a ideia em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário