Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Impossivel falar apenas 10




Mais uma dica de ótimos filmes clássicos, só que dessa vez não pude dizer apenas 10 filmes, sou muito fã de Tim Burton é muita injustiça selecionar apenas 10 filmes, nessa lista estou indicando 12 filmes, gosto de todos os filmes dele, mas resolvi colocar só esses, creio que logo mais vou fazer outra dica de filmes do Burton, mas já tenho um produtor ou diretor selecionado para a próxima semana.

Segue abaixo as dicas:


Batman (Batman) (1989) - Quando criança, Bruce Wayne (Michael Keaton) presenciou o assassinato de seus pais. Wayne jurou proteger e livrar a cidade de Gotham City dos criminosos. Anos mais tarde, tornou-se o Batman, um ser fantasiado de morcego que assombra criminosos e auxilia a polícia local a desvendar diversos crimes. Paralelo a isto, Wayne mantém sua imagem pública como o dono bilonário da Wayne Enterprises.

Gotham City encontra-se sob controle do chefe do crime Carl Grissom (Jack Palance). E, apesar dos esforços do promotor Harvey Dent (Billy Dee Williams) e do comissário James Gordon (Pat Hingle), a polícia local foi tomada pela corrupção. O repórter Alexander Knox (Robert Wuhl) e a sensual fotógrafa Vicki Vale (Kim Basinger) passam a investigar os rumores sobre uma sombria figura vestida de morcego que anda aterrorizando os criminosos da cidade.

Eis então que surge a figura de Jack Napier (Jack Nicholson), que possui ligação com Carl Grissom. Durante um de seus crimes, Napier acaba sendo atingido por uma bala e cai em um tonel contendo uma desconhecida substância química. Mais tarde, Napier se transforma no palhaço Coringa, um psicopata que planeja diabólicas formas para aterrorizar Gotham City e seus habitantes, e somente Batman é quem poderá detê-lo.

Direção de Tim Burton.


Batman – O Retorno (Batman Returns) (1992) - Um bebê deformado é jogado por seus pais nas águas do rio que passa por Gotham City. Trinta anos mais tarde, a criança, que recebeu o nome de Oswald Cobblepot (Denny De Vito), transformou-se no terrível Pinguim. Sua gangue sequestra o milionário Max Schreck (Christopher Walken), sabendo do envolvimento de Schreck em diversos crimes, Pinguim o chantageia, obrigando-o a ajudá-lo na descoberta da identidade de seus pais. Por sua vez, tentando dominar a cidade, Max Schreck planeja transformar Pinguim em prefeito de Gotham City.

Paralelamente, Max Schreck arremessa sua secretária, Selina Kyle (Michelle Pfeiffer), do prédio de sua empresa, quando ela descobre seus planos ilegais. Selina é ressuscitada por gatos e planeja vingança, criando uma roupa especial e atendendo por nova identidade: Mulher-Gato.

O destino acaba cruzando os caminhos de Mulher-Gato e Pinguim, que unem forças para destruir Batman (Michael Keaton).

Direção de Tim Burton.


Edward, Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands) (1990) – Era uma vez um castelo no alto de uma colina onde viveu um inventor, cuja sua maior criação chamava-se Edward (Johnny Depp). Apesar de possuir um charme irresistivel, ele não era exatamente perfeito. A morte repentina de seu inventor deixou-o inacabado, com tesouras no lugar das mãos.

Edward Vivia sozinho nas sombras, Até que um dia uma gentil senhora vendedora da Avon o levou para viver em sua casa com sua familia. E assim começaram as fantásticas aventuras de Edward em um paraíso em tons de pastel, conhecido como Suburbia.

Direção de Tim Burton, e a primeira parceria de Burton com o ator Johnny Depp.


O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas) (1993) - O filme relata a história de Jack Skellington e Sally. Sally ama Jack, mas Jack é o rei da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que seus presentes são todos a seu modo: feios e assustadores.

Nessa animação feita por macinha, Tim Burton é a penas o roteirista, uma belissima obra com direção de Henry Selick (Coraline e o Mundo Secreto).


Batman Eternamente (Batman Forever) (1995) - A cidade de Gotham City está aterrorizada com sucessivos ataques causados pelo vilão conhecido como Duas-Caras (Tommy Lee Jones), alterego do promotor Harvey Dent, que toma suas decisões baseando-se nos resultados do lançamento de uma moeda. Em um destes ataques, Duas-Caras extermina quase todos os membros da família circense “Os Graysons Voadores”. Somente o jovem Dick Grayson (Chris O’Donnell) sobrevive.

Enquanto isso, o pesquisador da Wayne Enterprises, Edward Nygma (Jim CArrey), possui uma grande admiração por Bruce Wayne (Val Kilmer). Porém, a adoração é logo transformada em ódio, quando Bruce rejeita um projeto de um aparelho que "lê" a mente das pessoas, o qual Edward havia desenvolvido. Edward Nygma demite-se, porém promete vingança. Cada vez mais obcecado por Bruce, ele transforma-se no vilão Charada e alia-se a Duas-Caras para destruir seu ex-patrão, sem perceber que seu antigo chefe é, na verdade, Batman.

Bruce Wayne adota o órfão Dick Grayson, que assume a identidade de Robin. Juntos, tentarão deter a ameaça ocasionada por Duas-Caras e Charada.

Roteiro de Tim Burtom, último trabalho de Burton com o herói Batman.


Planeta dos Macacos (Planet of the Apes) (2001) - No ano de 2029, a bordo da estação espacial Oberon, da Força Aérea dos Estados Unidos, o astronauta Leo Davidson (Mark Wahlberg) trabalha em estreita colaboração com os primatas, que são treinados para missões espaciais. Seu parceiro de trabalho é um chimpanzé chamado Pericles. Com uma forte tempestade eletromagnética aproximando-se da estação, uma pequena nave espacial pilotada por Pericles é usada para sondar a tempestade. A nave de Pericles entra na tempestade e desaparece. Contra as ordens de seu comandante, Leo entra em outra pequena nave e sai em busca de Pericles. Ao entrar na tempestade, Leo perde contato com a Oberon e cai em um planeta desconhecido no ano 3002. Ele descobre que o planeta é dominado por macacos com uma comunidade bem estruturada, que podem falar a linguagem humana e que caçam e escravizam os seres humanos.

Leo é logo capturado, junto com outros humanos nativos, por um grupo de macacos que os levam a uma cidade para serem vendidos por Limbo (Paul Giamatti), um orangotango comerciante de escravos. Leo conhece então Ari (Helena Bonham Carter), que protesta contra o tratamento horrível que os humanos recebem. Ari decide comprar Leo e uma mulher chamada Daena (Estella Warren) para que eles trabalhem como empregados na casa de seu pai, o senador Sandar (David Warner). Leo escapa de sua jaula e liberta outros seres humanos. Ari percebe a fuga, mas Leo consegue convencê-la a ajudá-lo em sua causa. Leo faz uma rebelião humana contra os macacos e desenvolve um triângulo amoroso com Ari e Daena. O general Thade (Tim Roth) e o coronel Attar (Michael Clarke Duncan) convocam exércitos de macacos e saem em busca dos humanos fugitivos. Leo descobre Calima (o templo de "Simos"), um local proibido, porém sagrado para a religião dos macacos.

Sem concordar com a opressão imposta aos homens, Leo torna-se uma ameaça potencial ao estatuto dos primatas e dá início a uma revolução social no planeta.

Direção de Tim Burton.


Peixe Grande e Suas Histórias Marevilhosas (Big Fish) (2003) - Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed (Ewan McGregor) saiu de sua pequena cidade-natal,Ashton no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Este filme na minha opinião, foi o melhor de Tim Burton até hoje. Recebeu 4 indicações para o Globo de Ouro (melhor filme, musical ou comédia e mlhor ator coadjuvante), e indicado para o Oscar de melhor trilha sonora – Danny Elfman. Só tenho a dizer que esse filme é perfeito.


A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie And The Chocolate Factory) (2005) – do clássico de Road Dahl, o longa narra a história do excêntrico proprietário de uma fábrica de chocolate Willy Wonka (Johnny Depp), Charlie (Freddie Higmore) é um menino pobre de bom coração que mora com sua humilde família. Há um tempo afastado da família Wonka promove um concurso mundial para escolher um herdeiro para o seu império de doces. Cinco crianças sortudas, entre elas Charlie, encontram os Convites Dourados em barra de chocolates Wonka e ganham uma visita para a lendária fabrica de chocolates. A qual ninguém visitava há 15 anos. Deparando com maravilhas atrás da outra, Charlie fica fascinado com o mundo fantástico de Wonka nessa nova produção extraordinária.

Não só a direção de Burton como a atuação de Johnny Depp é perfeita.


A Noiva Cadáver (Corpse Bride) (2005) - Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

A direção dessa incrivel animação é de Tim Burton e Mike Johnson, baseado em um poema de Burton. Uma curiosidade: é que na animação o mundo dos mortos é colorido, já o mundo dos vivos é em preto e branco.


9 – A Salvação (9) (2009) - Em um mundo devastado pela ganância do homem, sobraram apenas máquinas e estranhos bonecos de tecido. 9 (Elijah Wood) desperta no laboratório de seu criador e, desorientado, deixa o local. Ele encontra 2 (Martin Landau), que o conserta para que possa também falar. Logo ambos são atacados por uma máquina, que leva 2 como prisioneiro. 9 encontra outros bonecos, que o levam para seu esconderijo. Lá ele conhece 1 (Christopher Plummer), líder dos bonecos, que prega que eles devam se esconder até que as máquinas deixem de funcionar. Só que 9 deseja resgatar 2 e tenta convencer outros bonecos a ajudá-lo em sua missão.

O filme é dirigido por Shane Acker, produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov, e baseado no filme homônimo produzido por Acker e indicado para Oscar de melhor curta de animação de 2005. O filme é produzido em computação gráfica, uma das melhores animações que Burton já produziu.


Alice no País Das Maravilhas (Alice in Wonderland) (2010) – Alice (Mia Wasikowska), agora aos 19 anos, está em uma festa da nobreza em Oxford, onde vive, até que descobre que está prestes a ser pedida em casamento. Desesperada, ela foge seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou quando tinha seis anos mas não se lembra, para ela é apenas um sonho. Lá ela é novamente saudada pelo Chapeleiro Maluco (Johnny Depp), Coelho Branco (Michael Sheen), os gêmeos Tweedledee e Tweedledum (Matt Lucas) e o Rato (Barbara Windsor), eles discutem se ela é a verdadeira Alice que voltou para ajuda-los contra a Rainha de Vermelha (Helena Bonham Carter).

Conhecido também como Tim Burton's Alice in Wonderland, dirigido por Tim Burton e baseado no clássico Alice no País das Maravilhas, escrito por Lewis Carroll. O filme começou a ser rodado em maio de 2008 e estreou dia 5 de março de 2010 nos Estados Unidos. No Brasil, a data de estreia foi no dia 21 de abril, mas posteriormente foi alterada para 23 do mesmo mês, com a explicação que o filme de Burton teria um alcance de público maior, chegando em mais salas de cinema. No mundo o filme é a quinta maior bilheteria da história do cinema, superando a receita de 1 bilhão e 300 milhões de dólares, segundo os estúdios Walt Disney. Na minha opinião até aqui essa foi ah maior direção de Burton até agora.


Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice) (1988) - Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O'Hara), um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. Lydia Deitz (Winona Ryder), é a excêntrica e dark filha dos compradores, ela pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice (Michael Keaton), um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.

Direção de Tm Burton, tenho que confessar que adoro esse filme, na minha opinião é um clássico no curriculo de Burton. O longa é uma adaptação de um desenho americano produzido pela francesa Ellipse Programmé, durou quatro temporadas. O próprio Tim Burton foi produtor executivo da série.

2 comentários:

  1. uauuuuuuuuu adorei a lista rsrsrs
    tbm sou muito fã do Tim Burton as características dos seus filmes são completamente fodásticas, cada características de seus filmes são sensacionais rsrs' até o cabelo dele lembra as características dos seus filmes um porra louca simplesmente d++++ rsrs' (adoro o blog) abraço.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado moça, se vc puder divulgar meu blog ficarei feliz, hehe

    ResponderExcluir