Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

127 Horas

Já tenho um forte palpite para o Oscar na categoria de Melhor Ator deste ano. Estou falando de James Franco pelo longa ‘127 Horas’ que conta a história real do alpinista Aron Ralston. Dirigido por Danny Boyle (Quem Quer Ser um Milionário?), é um forte concorrente para o Oscar.

‘127 Horas’ chega a lembrar o filme ‘Enterrado Vivo’ pelas cenas de claustrofobia, assim como Ryan Reynolds fica preso em um caixão no longa metragem do mexicano Rodrigo Cortés, diferente na questão de ser baseado em fatos reais.

Em 2003 o alpinista norte-americano Aron Ralston (James Franco), caiu dentro de cânion na região de Utah, enquanto fazia uma escalda nas montanhas, seu braço acabou ficando preso por uma rocha. Sua luta pela sobrevivência durante mais de cinco dias (durou 127 horas), enquanto tentava sair de lá, gravou mensagens para parentes e amigos na câmera portátil. O seu incrível esforço pela sobrevivência é momento de muita tensão que vai além de tudo.

Esta história de Aron já é conhecida de muitos, já que na época ganhou bastante evidência na mídia. Porém, o que este filme nos traz é o que ninguém viu, o que teria passado pela cabeça de Ralston, nestes cinco dias, quais as dúvidas, angústias e sofrimentos? O filme rompe a estrutura clássica de flash-backs, que é bastante usual neste tipo de roteiro, o que vemos são os pensamentos de Aron, e sua luta para continuar lúcido sabendo que ele só poderia contar com suas próprias forças para sair de tal situação.

Infelizmente o filme não recebeu indicações para Melhor Diretor, pois isso foi uma enorme injustiça, mas concorre ah Melhor Filme e Ator. O roteiro é criativo e impecável, faz com que o espectador sinta toda a agonia que o protagonista passa, do começo até os momentos finais.

Tenho que dizer que esse filme é perfeito em todos os sentidos, não só a sua história forte, como ah trilha, direção, fotografia e como já dito o roteiro, tenho por mim, que este filme chegou em uma data errada, mas tudo bem, vale muito a pena conferir este longa que vai deixar muitos de cabelo em pé pelo sufoco e pode ter certeza que vai arrancar se não algumas lágrimas, alguns soluços com certeza.

Filme envolvente com uma história de superação incrível, sem contar a excelente interpretação de James Franco, creio que nunca mais vou lembrar dele como Harry Osbourne dos filmes do Homem Aranha. Tenho por mim que Franco é o mais forte candidato ao Oscar, lembrando que o mesmo apresentará a cerimônia, ao lado de Anne Hathaway. Para o diretor Danny Boyle fica apenas os méritos pelo enquadramento correto das câmeras primando sempre a expressão de Franco e o já citado não uso dos flash-backs como ferramenta para a narrativa.

Este sem dúvida é mais um ótimo filme desta safra, que vem surpreendendo muitos, e deixando a briga pelo Oscar cada vez mais acirrada.


Nota: 10
Download: '127 Horas'




Título original: (127 Hours)
Lançamento: 2010 (Reino Unido, EUA)
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Danny Boyle e Simon Beaufoy, baseados em livro de Aron Ralston
Duração: 93 min
Gênero: Drama
Distribuidora: Fox Searchlight Pictures (EUA)

Elenco:

James Franco (Aron Ralston)
Treat Williams (Pai de Aron)
Lizzy Caplan (Sonja)
Kate Burton (Mãe de Aron)
John Lawrence (Brion)
Clémence Poésy (Rana)
Fenton Quinn (Blue John)
Pieter Jan Brugge (Eric Meijer)
Rebecca C. Olson (Monique Meijer)
Jeffrey Wood (Andy Meijer)
Norman Lehnert (Dan)
Darin Southam (Zach)
Sean Bott (Aron Ralston - 5 anos)
Parker Hadley (Aron Ralston - 15 anos)
Kate Mara (Alpinista)
Amber Tamblyn (Alpinista)


Curiosidades:

- O ator Sebastian Stan chegou a ser cogitado para viver Aron, mas o papel ficou mesmo com o ator James Franco;

- A atriz Katie Featherston chegou a fazer teste para o papel de alpinista que cruza com o personagem principal antes do acidente, mas Kate Mara (Homem de Ferro 2) foi a vencedora;

- A atriz Jena Malone fez testes para o filme, mas não conseguiu um personagem;

- Recebeu indicação no Oscar nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Ator - James Franco, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original - "If I Rise" e Melhor Edição. Indicações no Globo de Ouro nas categorias de: Melhor Ator - Drama - James Franco, Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Indicações ao BAFTA, nas categorias de: Melhor Diretor
- Danny Boyle, Melhor Ator - James Franco, Melhor Filme Britânico, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som. Indicações ao Independent Spirit Awards nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Diretor - Danny Boyle, Melhor Ator - James Franco

- A atriz Lake Bell chegou a ter seu nome cogitado para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário