Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

'Amizade Colorida'

Sabe o que o longa ‘Sexo Sem Compromisso’ tem em comum com o filme ‘Amizade Colorida’?

Ambos tem o mesmo assunto, mas existe várias diferenças entre um e outro. Primeira de todas é a ótima produção, seguido da direção de Will Gluck, uma boa trilha, fotografia impecável, além de uma grande química entre Mila Kunis e Justin Timberlake. E nem adianta acusar ‘Amizade Colorida’ de plagiar ‘Sexo Sem Compromisso’. Bem antes desses dois longas, muitos outros abordaram o tradicional tema da relação sexual sem afeto ou dos limites da transa sem envolvimento emotivo. E outro detalhe é que ‘Amizade Colorida’ foi exibido nos EUA primeiro, diferente da distribuição daqui.

Jamie (Mila Kunis) é uma jovem recrutadora de talentos que vive em Nova York, ela convence Dylan (Justin Timberlake), um jovem em potencial a deixar seu emprego em São Francisco para trás e aceitar um emprego na Big Apple. Apesar de haver uma atração mútua, ambos percebem que tudo de que eles estão fugindo é de um relacionamento e decidem se tornar amigos... Com benefícios. Só sexo e nada de compromisso sério. Para ambos é o arranjo perfeito até então.

Lendo a sinopse você pensa: “mais um história sobre amizade e sexo que não vale a penar ver de novo, pois o resultado final é óbvio!”. Até aí tudo bem, o clichê está presente em todos os momentos, o roteiro é bom mas tem seus buracos com piadinhas que realmente já deu. Porém, ‘Amizade Colorida’ tem como objetivo mostrar esse assunto explicando de uma forma mais clara, mais divertida e mais realista do que já vimos antes no filme de Ivan Reitman.

Um outro ponto forte desse longa está no elenco, além da ótima química de Mila Kunis e Justin Timberlake, temos a honra de rir muito com a ótima presença de Patricia Clarkson fazendo a mãe de Kunis, ela realmente está perfeita em mais um trabalho. Em certo momento chega a roubar a cena da filha e até mesmo do casal. Richard Jenkins também é figura conhecida no elenco. Ele faz o pai de Timberlake, em um assunto paralelo que ajuda a fugir da mesmice no roteiro. Seu personagem sofre de mal de Parkinson.

Sem dúvida temos um filme interessante. Por outro lado, se faz dos clichês das comédias românticas o principal alimento, ‘Amizade Colorida’ também sucumbe a eles. Isso mostra que em vez de bater na tradição, o filme quer é se inserir nela, ganhar um selo de respeitabilidade, mesmo que mascare suas intenções com as piadas. Resultando em um mero humor e interação.

Há um vácuo, porém, entre a interação dos protagonistas e a eficiência dos diálogos com a direção e o que a câmera conta. É assustador esse entendimento do cinema de entretenimento que abdica de qualquer tentativa em narrar pelos enquadramentos, encenação etc. Nesse sentido, a direção é medíocre na mesma intensidade de ‘Quero Matar Meu Chefe’.

Até a primeira metade, ‘Amizade Colorida’ se sai muito bem brincando com Hollywood e até com Katherine Heigl em ‘A Verdade Nua e Crua’. Já na segunda metade, o filme se enquadra como uma típica comédia romântica, recuperando-se em momentos pontuais (como a vívida participação de Richard Jenkins).

Resumindo: é um bom filme, divertido no texto, fraco como cinema e muito melhor que ‘Sexo Sem Compromisso’.


Nota: 7.5
Download:
'Amizade Colorida'




Título original: (Friends with Benefits)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: Will Gluck
Roteiro: Keith Merryman, David A. Newman e Will Gluck, baseados em história de Harley Peyton, Keith Merryman e David A. Newman
Produção: Will Gluck, Jerry Zucker, Janet Zucker, Martin Shafer e Liz GlotzerDuração: 109 min
Gênero: Comédia Romântica
Estúdio: Screen Gems Castle Rock Entertainment Olive Bridge Entertainment Zucker Productions
Distribuidora: Screen Gems (Estados Unidos)


Elenco:

Justin Timberlake (Dylan)
Mila Kunis (Jamie)
Patricia Clarkson (Lorna)
Emma Stone (Kayla)
Jenna Elfman (Annie)
Richard Jenkins (Sr. Harper)
Woody Harrelson (Tommy)
Bryan Greenberg (Parker)
Nolan Gould (Sam)
Andy Samberg (Quincy)
Shaun White (o próprio - ator)
Andrew Fleming (Motorista)
Courtney Henggeler (Aeromoça)
Masi Oka (Darin Arturo Morena)
Tiya Sircar (Recepcionista)
Christopher T. Wood (Ira Ungerleider)
Lili Mirojnick (Laura)
Chike Johnson (Motorista de táxi)
Angelique Cabral (Pam Niborski)
Jerry Hyman (Caricaturista)


Curiosidades:

- O filme anterior do diretor Will Gluck, 'A Mentira' (2010), também foi protagonizado por Emma Stone, tendo Patricia Clarkson no papel de mãe dela;

- Filmado em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos;

- A atriz Jenna Elfman voltou a trabalhar quatro meses depois do nascimento de seu filho;

- O título original 'Friends of Benefits' foi motivo de uma pequena polêmica entre os estúdios Screen Gems e Paramount. Um projeto chamado Fuckbudies iria mudar seu título para 'Friends with Benefits', mas a Screen Gems já tinha registrado o nome primeiro, retando para o estúdio perdedor a opção de adotar 'No Strings Attached', lançado no Brasil como 'Sexo Sem Compromisso' (2011), estrelado por Ashton Kutcher e Natalie Portman;

Nenhum comentário:

Postar um comentário