Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

As produções mais infectadas de Hollywood

Depois de algumas especulações sobre o longa ‘Contágio’, filme de Steven Soderbergh, que tem como base no roteiro um vírus contagioso que pode acabar com a população.

Esse tema já conhecemos e já estamos cansados de ver e saber como começa e termina, com todos os seus clichês e criatividades. O Top 10 dessa semana traz uma lista sobre os filmes mais perigosos e que realmente vale a pena conferir.

Lave as mãos depois de ler!




10º Robert Wise dá um toque de classe na ficção tensa ’O Enigma de Andrômeda’, adaptada do romance de Michael Crichton. Um satélite espacial sai de órbita e cai em uma cidadezinha. Gerada pela colisão, uma bactéria fatal e misteriosa começa a dizimar a população. Uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório subterrâneo para encontrar a cura e descobre que apenas uma criança e um bêbado sobreviveram. A ansiedade aumenta ao mesmo tempo em que os pesquisadores correm para encontrar uma solução, antes que a humanidade seja exterminada.





Em ‘Pânico Nas Ruas’ (1950), Clinton Reed (Richard Widmark) é um médico-legista que conclui que a causa principal da morte de um imigrante não foram as balas que o atingiram, mas sim uma violenta e letal febre pneumônica que o pegou antes. Em razão de ser uma doença altamente contagiosa, Clinton se une a Tom Warren (Paul Douglas), uma capitão da polícia, para prender rapidamente Blackie (Jack Palance) e Raymond Fitch (Zero Mostel), os dois gângsters responsáveis pelos tiros. O temor de Clinton é que ambos tenham sido contaminados pela praga e que a estejam espalhando pela cidade.




O diretor Terry Gilliam, mostra o mundo no ano de 2035 no longa ‘Os 12 Macacos’ (1995). James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo um vírus mortal que levou a morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.







Já em ‘Epidemia’ (1995), o diretor Wolfgang Petersen, mostra Sam Daniels (Dustin Hoffman), coronel-médico do exército americano, além de ser o chefe do departamento de pesquisas epidemiológicas. Ele investiga uma nova doença contagiosa, que mata em pouquíssimo tempo e já dizimou um acampamento militar na África. Em virtude de um macaco ter sido levado de forma clandestina para os Estados Unidos, uma população de uma pequena cidade americana começa a apresentar os mesmos sintomas da doença, porém o contágio se desencadeia muito mais rapidamente, assim o exército coloca a cidade sob quarentena. Mas quando o cientista do exército tenta ajudar a população é inexplicavelmente afastado do caso.



Não confunda com o longa de Wolfgang Petersen, o diretor Breck Eisner mostra ‘A Epidemia’. Depois que uma pequena cidade foi exposta a um misterioso vírus ou arma biológica, a insanidade começa a tomar conta do local. O exército toma de assalto a cidade e, sem saber o que se passa o xerife David Dutton (Timothy Olyphant), sua esposa Judy (Radha Mitchell) e outros moradores lutam com todas as forças para sobreviver ao ataque dos habitantes, que se tornaram frios assassinos e zumbis sedentos de sangue.





O diretor Danny Boyle, mostra ativistas defensores de animais, em ‘Extermínio’ (2002), que após soltarem um grupo de chimpanzés infectados, o mundo é tomado por zumbis e vira de cabeça para baixo. Cillian Murphy que interpreta Jim é o infeliz sobrevivente que sai de um coma de 28 dias depois do início da catástrofe. A velocidade das criaturas, que parecem descendentes de Usain Bolt, torna a coisa ainda mais assustadora.






Para discontrair um pouco do clima tenso do vírus o diretor Edgar Wright, apresenta o longa ‘Todo Mundo Quase Morto’ (2004), mostra a cidade de Winchester como plano de fundo. Shaun (Simon Pegg) trabalha como vendedor e divide uma casa com Ed (Nick Frost), seu melhor amigo, e Pete (Peter Serafinowicz). Ele costuma ir sempre ao pub local, mas Liz (Kate Ashfield), sua namorada, está cansada de lá. Além disto ela sempre reclama que ele não se separa de Ed, apesar de suas piadas bobas e seu desinteresse em fazer algo útil. Para resolver a questão Shaun aceita marcar um encontro com Liz em outro restaurante, mas se esquece de fazer a reserva. Irritada, ela decide terminar com ele. Shaun, arrasado, se embebeda no seu pub predileto ao lado de Ed, sem notar que as pessoas à sua volta estão se tornando zumbis, devido a um estranho fenômeno.


Um clássico que jamais pode ser esquecido, é o longa de 1968 de George Romero, em ‘A Noite dos Mortos-Vivos’, narrando uma certa radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.







Ainda na onda da comédia/terror, o diretor Ruben Fleischer mostra sua visão sobre o assunto ainda mais engraçada em ‘Zumbilândia’ (2009). A população mundial foi dizimada devido a um vírus, variante do mal da vaca louca, que faz com que as pessoas se transformem em zumbis. Poucos são os humanos não infectados, entre eles Columbus (Jesse Eisenberg) um estudante da Univeridade do Texas, que deseja voltar para sua cidade natal na esperança de encontrar seus pais ainda vivos. Cheio de fobias, o maior medo de Columbus não são os zumbis, mas os palhaços. No caminho ele encontra Tallahassee (Woody Harrelson), que está indo para a Flórida com o objetivo de aniquilar o maior número possível de zumbis. Columbus pega uma carona com ele. Ao parar em uma mercearia, a dupla enfrenta três zumbis e encontra duas garotas, Wichita (Emma Stone) e sua irmã caçula Little Rock (Abigail Breslin). Só que Little Rock aparenta ter sido mordida por um zumbi, o que divide o grupo sobre o que fazer.


A combinação de vírus letal + terra destruída e semideserta + zumbis velozes volta a funcionar nas mãos de Francis Lawrence, em 'Eu Sou a Lenda', (2007)a novidade aqui é que os zumbis se assemelham a vampiros e não toleram a luz do sol. Will Smith é Robert Neville, um cientista brilhante tendo apenas um cão como companhia, que sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus



Nenhum comentário:

Postar um comentário