Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Morre Leon Cakoff, fundador da Mostra de Cinema de São Paulo

Faleceu hoje, às 13h, o crítico Leon Cakoff (foto). Criador da Mostra de Cinema de São Paulo, um dos principais festivais de cinema do país, Cakoff tinha 63 anos e desde dezembro do ano passado lutava contra um câncer no cérebro.

Nascido na Síria, Cakoff veio para o Brasil com apenas oito anos de idade. O sobrenome com o qual ficou conhecido na verdade é um pseudônimo, adotado após um de seus artigos ter sido censurado pelo jornal em que trabalhava, na época da ditadura militar. Seu início como crítico de cinema foi aos 19 anos, nos jornais Diário da Noite e Diário de São Paulo.

Em 1971 Cakoff viajou ao Festival de Cannes e passou a estudar meios de trazer filmes de fora do circuito comercial para o Brasil. Três anos depois, nascia a Mostra de São Paulo. A edição deste ano, que ocorrerá entre 21 de outubro e 3 de novembro, será a 35ª da história do festival.

Com o falecimento de seu criador, quem assume as rédeas da Mostra é sua esposa, Renata de Almeida. O velório de Leon Cakoff ocorrerá a partir das 17h no Museu da Imagem e do Som, na Av. Europa, 158, em São Paulo. O corpo será cremado no sábado, ao meio dia, no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário