Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Annabelle

Eu particularmente não consegui entender porque de tantas criticas positivas para o longa ‘Annabelle’. O diretor nem um pouco consagrado John R. Leonetti , o mesmo responsável pela bomba ‘Mortal Kombat - A Aniquilação’ (1997) e ’Efeito Borboleta 2’ (2006), teve talvez até mesmo uma chance para mostrar que poderia quem sabe dessa vez mostrar algo bom, já que, tudo realmente tinha para dar certo, mas não foi isso que eu vi e nem o que aconteceu.

A trama de ‘Annabelle’ é um spin-off do ótimo ‘Invocação do Mal’ (2013), mas infelizmente o longa que prometeu desde sua primeira divulgação um terror original e inesquecível, acabou que esquecendo da promessa e o que se vê é um roteiro nem um pouco bem amarrado como a vista na produção original, que também contava com ótimas atuações de Vera Farmiga e Patrick Wilson. Isso, no entanto, não quer dizer que o filme seja ruim, dá para tolerar algumas coisas, sabendo que o filme se baseia em uma história real sobre uma boneca controlada por forças demoníacas. Os fãs do terror irão matar o tempo literalmente, mas podem esquecer os sustos, e o medo, em nenhum momento o longa consegue fazer com que o espectador se envolva com a história.

Annabelle Wallis (você leu certo!) e Ward Horton vivem os protagonistas Mia e John. Jovens e apaixonados, eles esperam o primeiro filho. Ela cuida da casa, enquanto que ele começa sua residência após a faculdade de medicina. Determinado dia, eles têm a casa invadida por um casal representante de uma seita demoníaca. A mulher acaba se matando no quarto que seria do bebê, morrendo abraçada com uma boneca de Mia.

A partir disso, coisas estranhas e sobrenaturais começam a atormentar o casal e quando você acha que é dessa vez que a história vai desenrolar, tudo para no tempo, ou melhor dizendo, tudo é congelado e o que se vê, são cenas mais clichês impossível e a expectativa de levar bons sustos é deixada de lado.
Porém, nem tudo é ruim nesse longa, a direção de arte, o figurino e o design de produção são excelentes, retratando bem uma Los Angeles dos anos 60, quando a população estava perdendo a sensação de segurança por seitas como as de Charles Manson a qual é retratado no filme rapidamente. Com algumas tentativas de sustos sem sucesso, ‘Annabelle’ é um filme que vai cair fácil no esquecimento de quem sabe realmente apreciar um bom terror.

A direção de John R. Leonetti passa longe de qualquer boa esperança, pois fica claro que algumas situações poderiam ser bem melhor do que poderiam ser. O elenco não chega a ser tão ruim, alguns personagens consegue agradar, como por exemplo, o personagem de Tony Amendola, sendo um padre, que tenta dar conselhos ao casal ajudando na "luta" contra a boneca do mal.

Já a participação de Alfre Woodard como Evelyn, dona de uma livraria é além de cansativa, muito fora de ritmo e sem um desfecho certo para seu personagem, pois a vontade de se tornar a amiga da protagonista é tão rápida e acaba sendo insuportável ver como que a situação desenrola.

Enfim, ‘Annabelle’ pode até ser um bom passatempo, mas passou longe de ser o filme de terror do momento, realmente não da para recomendar.

Nota: 03
(Download em torrent)



Título original: (Annabelle)
Lançamento: 2014
Direção: John R. Leonetti
Roteiro: Gary Dauberman
Duração: 95 min.
Gênero: Terror
Orçamento: US$ 5 milhões
Distribuidores: Warner Bros. Pictures
Classificação: 16 anos


Elenco


Annabelle Wallis (Mia)
Ward Horton (John)
Alfre Woodard (Evelyn)
Eric Ladin (Detetive Clarkin)
Kerry O'Malley (Sharon Higgins)
Tony Amendola (Padre Perez)
Gabriel Bateman (Robert)
Michelle Romano (Mary)


Curiosidades


- O filme é um spin-off e prelúdio de ‘Invocação do Mal’ (2013), que faturou US$ 318 milhões mundialmente;

- A direção é de John R. Leonetti, diretor de fotografia de ‘Invocação do Mal’ (2013);

- O terror é baseado em fatos reais, em que uma mãe deu de presente para sua filha uma boneca que se mexia sozinha e era possuída por um espírito do mau. Isso aconteceu nos anos 70;

- Um episódio de "The Twilight Zone", de 1963 chamado "Living Doll" envolve uma boneca falante dada a uma garotinha por sua mãe. O vocabulário inocente da boneca, logo assume um tom sinistro, especialmente para o padrasto cruel da menina. A mãe da menina chamava-se Anabelle;

- Em certa cena do filme mostra-se um edifício com um grande logotipo denominado "Barclay". Barclay é o último nome da personagem principal Andy Barclay na popular franquia de terror Chucky. A trama também gira em torno de um boneco possuído;

- Alfre Woodard não tinha visto Invocação do Mal (2013) antes de começar a trabalhar no filme. Em vez disso, ela se preparou fazendo pesquisas sobre a história real que inspirou o longa;


- A boneca existe e está trancada em um museu em Connecticut, visitado somente por um padre que vai abençoa-la duas vezes por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário