Total de visualizações de página

domingo, 24 de janeiro de 2016

O Bom Dinossauro

Em se tratando de animação, uma coisa é certa: Pixar nunca vai decepcionar seus fãs. Mas, infelizmente o “nunca” é tempo de mais e nada dura para sempre. O mais novo longa ‘O Bom Dinossauro’, é uma produção diferente do que estamos acostumados a ver, em se tratando da poderosa produtora, chega a convencer, mas o agradar fica difícil. Porém, ele pode até não ser tão bom quanto às produções anteriores, mas aquelas mensagens positivas e a magia estão ali, meio escondidas, mas está ali. A premissa é: e se o asteroide que atingiu a Terra há 65 milhões de anos, extinguindo os dinossauros, tivesse errado o alvo? Um ponto de partida criativo e condizente com as especulações fantasiosas do estúdio a respeito do “cotidiano”, mas que resulta em um filme que não tem a mesma força das produções anteriores da companhia.

A direção da vez ficou para o novato Peter Sohn que até aqui, só dirigiu o curta 'Parcialmente Nublado’ (2009), mas fez um bom trabalho. Na trama, uma vez que a tragédia maior (a colisão) é evitada, conhecemos Arlo e sua família. A espécie do nosso herói vive em paz com a família, tendo a agricultura como base da sobrevivência do grupo – outra boa sacada, quando o filme do diretor Peter Sohn põe nas patas dos jurássicos animais o desenvolvimento da prática agrícola como inevitável. Após viver uma tragédia pessoal, o jovem protagonista se perde da família e – ao formar uma dupla com o humano Spot (menino, que é uma espécie de animal de estimação do dinossauro), tem como missão a jornada de volta para casa.

Note que “não ser tão bom quanto às produções anteriores” não significa não ter força nenhuma. Apesar de não ser exatamente emocionante (no sentido de excitante), The Good Dinosaur (no original) é emotivo; ou seja, apela para o coração, mais do que entrega uma experiência de diversão completa – a que a Pixar nos acostumou.

É em momentos assim, que percebemos que já foi aquele tempo em que as animações eram um tipo de produção destinado única e exclusivamente ao público infantil. Os supracitados (ou referenciados) ‘Toy Story’, ‘Monstros S.A’. e ‘Os Incríveis’ (só para permanecer na Pixar), por exemplo, são provas de que “desenho animado” pode agradar tanto às crianças quanto aos pais que as levam aos cinemas. E é nesse sentido que ‘O Bom Dinossauro’ deixa a desejar. Com uma trama quase pueril, o resultado é “apenas” infantil. A aparição do Forrest Woodbush (voz do próprio Sohn), um tricerátopo meio hippie, meio nonsense, é um lampejo em meio aos personagens um tanto quanto previsíveis. Mas é só uma participação, infelizmente, desse que poderia até ser o alívio cômico do filme.

É sutil a construção das relações entre os personagens – principalmente o elo que se estabelece entre Arlo e Spot –, com o intuito de espalhar a mensagem do quão importante à família é – o que é conduzido evitando a pieguice (ufa!).

Tem a magia da Pixar, tem aquela mensagem sobre o quanto uma amizade é importante, mas ficou aquele sentimento de que faltou algo, faltou alguma coisa. Pode até ser cedo para falar, mas, algo inédito pode acontecer na premiação do Oscar esse ano, na categoria Melhor Animação.


Nota: 05


Título original: (The Good Dinosaur)
Lançamento: 2016
Direção: Peter Sohn
Roteiro: Peter Sohn, Erick Benson e Bob Peterson
Produção: Denise Ream
Duração: 100 min.
Gênero: Animação
Orçamento: US$ 200 milhões
Distribuidores: Walt Disney Studios Motion Pictures
Classificação: Livre


Elenco



Raymond Ochoa (Arlo) – Apatossauro
Jack Bright (Spot) - Homo Sapiens
Jeffrey Wright (Papai Henry) – Apatossauro
Frances McDormand (mamãe Ida) – Apatossauro
Marcus Scribner (Buck) – Apatossauro
Maleah Padilla (Libby) – Apatossauro
Steve Zahn (Tempestade / Trovoada) - Pterodáctilo
Sam Elliott (Butch) - T-Rex
Anna Paquin (Ramsey) - T-Rex
AJ Buckley (Nash) - T-Rex
Peter Sohn (Colecionador de bichos) – Estiracossauro
Dave Boat (Bubbha) – Velociraptor
Mackenzie Grant (Melvin) - Velociraptor           
Carrie Paff (Lurleane) – Velociraptor
John Ratzenberger (Earl) – Velociraptor

Elenco brasileiro



Pedro Henrique (Arlo) – Apatossauro
Jack Bright (Spot) - Homo Sapiens
Anderson Coutinho (Papai Henry) – Apatossauro
Marli Bortoletto (mamãe Ida) – Apatossauro
Lipe Volpato (Buck) – Apatossauro
Anna Giulia Chantre (Libby) – Apatossauro
Hermes Baroli(Tempestade / Trovoada) – Pterodáctilo
Antônio Moreno(Butch) - T-Rex
Shallana Costa (Ramsey) - T-Rex
Luiz Laffey (Nash) - T-Rex
Cesar Marchetti (Colecionador de bichos) – Estiracossauro
Anderson Bizzocchi (Bubbha) – Velociraptor
Daniel Nascimento (Melvin) - Velociraptor        
Priscila Franco (Lurleane) – Velociraptor
Elídio Sanna (Earl) – Velociraptor


Curiosidade



- O personagem Arlo apareceu como um brinquedo num quarto de criança na animação ‘Universidade Monstros’ (2013);

- Peter Sohn faz sua estreia na direção de longa-metragem. Ele comandou o curta ‘Parcialmente Nublado’ (2009) e foi animador de ‘Os Incríveis’ (2004) e ‘Ratatouille’ (2007);

- Sohn também esteve na equipe de animação e dublagem de vários outros projetos da Pixar;

- O filme é produzido por John Lasseter, diretor de animações da franquia ‘Carros’;

- ‘O Bom Dinossauro’ seria lançado em 2014, mas sofreu atraso quando Bob Peterson foi afastado da direção. Os motivos não foram divulgados pela Disney e Peterson assina apenas o roteiro;

- O roteirista Bob Peterson está entre os autores. Ele foi um dos responsáveis por ‘Up: Altas Aventuras’ (2009) e ‘Procurando Nemo’ (2003);

- Junto com as cópias de ‘O Bom Dinossauro’, também será exibido o curta-metragem da Pixar, ‘Sanjay's Super Team’ (2015);

- A produção foi indicada ao Globo de Ouro 2016 de Melhor Animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário