Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Missão Impossível - Nação Secreta

Depois de vários problemas pessoais e com a carreira, o grande astro dos anos 1990 está de volta com uma das melhores franquias já feito no gênero de ação e espionagem, Tom Cruise, depois de uma série de produções que simplesmente não decolaram, como ‘Operação Valquíria’ e ‘Encontro Explosivo’, ele volta às telas para a nossa felicidade no papel do agente secreto do IMF Ethan Hunt, em ‘Missão Impossível – Nação Secreta’. No quinto filme da franquia Cruise mostra que ainda está muito vivo e que ainda existe muito para ver de seu personagem nas telonas.

A direção está por conta de Christopher McQuarrie, que também assina o roteiro, diretor responsável por 'Jack, o Caçador de Gigantes', 'No Limite do Amanhã' e o excelente 'Jack Reacher - O Último Tiro' onde trabalho com Tom Cruise também. O longa traz algumas das melhores sequências de ação da franquia. Na verdade, é até difícil falar em cenas de ação, uma vez que tudo parece uma longa cena de ação ininterrupta. Cruise continua demonstrando coragem (ou seria falta de noção?) ao realizar a maioria das sequências, sem a ajuda de dublês. Parece detalhe, mas passa uma sensação de verossimilhança. Ou seja, tudo que o longa promete, cumpre e ainda contém brinde com as ótimas cenas sem cortes de perseguição com motos, carros, a pé e até mesmo de baixo d’água, as cenas de lutas estão como sempre impecáveis e aquele toque de ação que só essa franquia é capaz de proporcionar. Cenas do típico filme que americano gosta e para nenhum fã da franquia botar defeito.

Nessa mais nova missão Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que a famosa organização criminosa conhecida como o Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? Principalmente quando o mesmo envolve grandes nomes do poder.  O agente especial então tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis para tentar mais uma vez cumprir mais uma missão impossível.

Os quatro filmes anteriores foram algo realmente extraordinário, com histórias bem diferentes e personagens ainda cativantes. Simplesmente Insano. Tom Cruise novamente arriscando a própria vida em cenas de tirar o folego e prender o espectador no sofá, como sempre se entregando ao papel com sequencias de encher os olhos. Mas sem esquecer de todo o elenco que fez com que mais uma vez esse filme entrasse para a história como fez os anteriores.

Rebecca Ferguson que está no elenco como uma agente dupla Ilsa Faust, traída por sua agencia conseguiu fazer uma atuação perfeita e ao mesmo tempo de certa forma “intrigadora”, pois em certas partes transparecia que estava do lado do Ethan, em outras, mudava de lado, e isso te prendia á cadeira, tentando saber ao certo de que lado ela estaria. Para que gosta de ação insana, esse filme é um prato cheio.

Alec Baldwin também complete o roteiro, diria até como uma participação especial, ou melhor dizer, uma participação que vai além de especial. São poucas as cenas em que ele da o prazer de sua atuação, mas sempre representando muito bem o papel, nesse longa como o diretor especial da CIA, Alan Hunley, que está empenhado a acabar com IMF, devido a forma não social que a empresa paralela de espiões age em suas missões, sempre passando por tudo e todos para concluí-las.

Pois bem, ‘Missão Impossível - Nação Secreta’ prova que a franquia ganhou novo fôlego e ainda consegue respirar embaixo d'água por muito mais tempo. Mas um filme que realmente merece a atenção dos fãs não só do gênero, como da franquia e do protagonista. Sendo um filme com toda a empolgação e o humor que se espera da franquia, mas com personalidade própria graças à ação intensa, às reviravoltas inteligentes de toda a trama e à complexidade do herói.

Parabéns a Tom Cruise que novamente voltou a brilhar, e como no longa é dito: “Situações extremas, medidas extremas”.

Recomendo!

Nota: 09
(Download em torrent)



Título original: (Mission: Impossible – Rogue Nation)
Lançamento: 2015
Direção: Christopher McQuarrie
Roteiro: Christopher McQuarrie, Drew Pearce e Will Staples
Duração: 130 min.
Gênero: Ação  
Orçamento: US$ 130 milhões
Distribuidores: Paramount Pictures
Classificação: 16 anos


Elenco


Tom Cruise (Ethan Hunt)
Jeremy Renner (William Brandt)
Simon Pegg (Benji Dunn)
Rebecca Ferguson (Ilsa Faust)
Ving Rhames (Luther Stickell)
Sean Harris (Solomane Lane)
Simon McBurney (Atlee)
Alec Baldwin (Alan Hunley)
Jingchu Zhang (Lauren)
Tom Hollander (Primer Minister)
America Olivo (Turandot)
Nigel Barber (Chairman)
Anastasia Harrold (Silver Service)
Lasco Atkins (Cia Agent)
Pete Meads (Cia Agent)


Curiosidades


- A produção marca o reencontro de Tom Cruise com Christopher McQuarrie. O cineasta assinou o roteiro de ‘Operação Valquíria’ (2008) e ‘No Limite do Amanhã’ (2014) e roteiro e direção de ‘Jack Reacher - O Último Tiro’ (2012);

- Além de estrelar, Tom Cruise assina a produção;

- Durante as filmagens, Tom Cruise e o diretor Christopher McQuarrie encararam o desafio do balde de gelo, que serviu para estimular doações a entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica;

- Will Staples faz sua estreia como roteirista de longa-metragem. Ele é responsável pelo roteiro de videogames como ‘Call of Duty: Modern Warfare 3’ e ‘Need for Speed: Rivals’;

- O filme foi rodado em Londres, Áustria e Marrocos;

- Tom Cruise e Alec Baldwin trabalharam juntos no musical ‘Rock of Ages: O Filme’ (2012);

- Tom Cruise aparece num plano-sequência subaquático em que teve de prender a respiração por 6 minutos. Para essa cena, o ator fez um treinamento com o instrutor de mergulho Kirk Krack;


- Para a cena impressionante em que Tom Cruise aparece preso pelo lado de fora de um avião, o ator teve de usar lentes de contato especiais para proteger os olhos do vento e de detritos. A sequência foi repetida oito vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário