Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ouija - O Jogo dos Espíritos

Quando o assunto é cinema eu me empolgo, sou cinéfilo assumido e não tenho um gênero mais favorito que o outro, todos de certa forma me agradam, desde que o filme seja bom. E quando o assunto é terror, fica complicado. Já faz tempo que não se vê um filme bom para sentir aquele medo, levar aquele susto. Se tiver uma coisa que sinto falta, é dos anos 1990, onde se via aqueles filmes de baixo orçamento, efeitos ruins, mas que realmente assustava, como as franquias de ‘Sexta-feira 13’, ‘Hora do Pesadelo’ e o meu favorito ‘Halloween’ com o psicopata mais cruel Mike Myers. Fora as franquias tina também os filmes solos como, por exemplo ‘Hellraiser - Renascido do Inferno’ (1987), 'Christine - O Carro Assassino' (1983) e ‘O Mistério de Candyman’ (1992), entre outros.

Pois bem, depois do desabafo vamos ao que interessa, ou não. O longa da vez é ‘Ouija - O Jogo dos Espíritos’, dirigido pelo iniciante Stiles White, sendo o primeiro longa da carreira como diretor, antes disso só fez alguns roteiros para filmes que também não emplacaram. A versão para os cinemas do "jogo do copo" é apenas mais um terror adolescente. O filme não oferece nada de novo, contando com cenas bobas, personagens mal desenvolvidos e com uma resolução pouco satisfatória.

A história gira em torno de Laine (Olivia Cooke), uma jovem que costumava jogar o jogo de tabuleiro Ouija com a amiga Debbie (Shelley Hennig) desde pequena. As duas viam aquilo como uma brincadeira e nunca tiveram muito problema. Determinado dia, com as duas já crescidas, Laine nota um comportamento estranho da amiga, mas não cria caso com isso. No dia seguinte, Debbie é encontrada morta. Sem saber o que fazer, Laine começa a procurar razões para o ocorrido e acaba encontrando um velho tabuleiro na casa de Debbie. Ela, então, convence outros amigos, incluindo seu namorado, sua irmã e o namorado da amiga que morreu, a jogarem Ouija para tentar se comunicar com a falecida. Como podem esperar a coisa não dá muito certo e o grupo se verá diante de uma ameaça sobrenatural.

E assim segue um roteiro atrapalhado sem um pingo de criatividade, redundante, previsível e cheio de buracos. Exagerando? Nem um pouco!

Tudo que você vai nesse longa é tudo que já vimos nos filmes novos de terror de hoje em dia. Sombra no espelho, porta que abre e fecha sozinho, aparelhos eletrônicos que ligam sozinho, a vitima levando susto com nada, enquanto você mero mortal espectador, sentado em seu sofá boceja sem esperança alguma que algo novo e diferente possa acontecer.

O é pouco original e nada envolvente. Olivia Cooke, que já havia se destacou em ‘A Marca do Medo’ e vem fazendo um ótimo trabalho em ‘Bates Motel’, está completamente apagada na pele da protagonista.

Enfim, não chega a ser um filme que ofenda a inteligência do espectador, mas que também oferece pouca margem pra gerar sensações positivas. Tudo é muito simples e mal executado. Talvez fosse até um entretenimento barato. No mais, valem todos os clichês do terror. Você sabe exatamente a ordem dos personagens afetados pelos "vilões" da história. Também sabe qual vai ser o final e até imagina qual vai ser a deixa para uma eventual e triste continuação.

Não que hoje em dia não existam filmes de terror ruins, pois temos como exemplo o ‘O Ritual’, ‘A Hora do Espanto’ e o remake de ‘A morte do Demônio’. Mas esse realmente não da para classificar, esse já caiu no esquecimento.

Nota: 02
(Download em Torrent)




Título original: (Ouija)
Lançamento: 2014
Direção: Stiles White
Roteiro: Juliet Snowden e Stiles White
Duração: 89 min.
Gênero: Terror       
Orçamento: US$ 5 milhões.
Distribuidores: H2O Films
Classificação: 14 anos


Elenco


Olivia Cooke (Laine Morris)
Daren Kagasoff (Trevor)
Bianca Santos (Isabelle)
Douglas Smith (Pete)
Shelley Hennig (Debbie Galardi)
Sunny May Allison (Doris (10 years old))
Lin Shaye (Paulina Zander)
Robyn Lively (Mrs. Galardi)
Matthew Settle (Anthony Morris)


Curiosidades


- O filme é baseado na popular brincadeira do “jogo do copo”;

- A pronúncia correta do nome é "wee-já”, ao contrário do popular 'wee-Gee'. Charles Kennard, fundador da empresa de fabricação dos tabuleiros, alegou que aprendeu o nome de "Ouija" ao perguntar ao jogo como ele queria ser chamado;

- Embora existam muitos outros filmes de horror sobre tabuleiros Ouija - alguns com o mesmo título - este filme não é oficialmente um remake, e conta sua própria história girando em torno do jogo titular;

- De acordo com a figurinista Mary Jane Fort, o elenco e a equipe costumavam fazer pausas entre as filmagens e usar a placa de Ouija para prever, jocosamente, a bilheteria do fim de semana de abertura;

- Este é o primeiro longa-metragem dirigido por Stiles White. O roteiro foi escrito por Juliet Snowden e Stiles White, que já trabalharam juntos em ‘Presságio’ (2009) e ‘Possessão’ (2012).
- A atriz principal, Olivia Cooke interpreta a personagem Emma Decody na série americana ‘Bates Motel’.


- Produzido pela produtora de Michael Bay, Platinum Dunes, que também produziu os filmes de ‘Uma Noite de Crime’ e os remakes de ‘O Massacre da Serra Elétrica’, ‘Sexta-Feira 13’, ‘A Hora do Pesadelo’ e ‘A Morte Pede Carona’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário