Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Machete

Você conhece ou já ouviu falar do ator Danny Trejo? O nome para alguns pode até não ser familiar, mas com toda certeza você já viu ele como figurante no longa A Balada do Pistoleiro, foi sua primeira aparição como figurante no filme dirigido por seu primo Robert Rodriguez, que em seguida virou uma figura carimbada em todos seus filmes.

Mas só tenho a dizer que Danny Trejo como protagonista é um excelente figurante, o novo longa, Machete (Machte) de Robert Rodriguez apresenta um filme com muita ação, muitos exageros, violência generalizada, humor negro, bom roteiro e, um elenco estranho, porém, bom, mas tudo isso em uma película alternativa nos moldes dos filmes “trashs” do anos 80.

Machete é o tipo de produção que prova que a distância entre o trash e o cult é mais curta do que muitas pessoas pensam, afinal o filme é tão, na falta de melhor palavra, tosco que acaba sendo digno de admiração.

Não é em qualquer filme que você vê frases como “Machete não manda SMS", "nós não cruzamos a fronteira, a fronteira nos cruzou" ou "Deus tem piedade, eu não" e fica satisfeito com a narrativa.

Criado a partir de um trailer falso inserido entre os filmes À Prova de Morte e Planeta Terror, igualmente violentos e debochados, e tudo isso é apenas fruto das mentes tresloucadas do cultuado diretor Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios) e do parceiro Robert Rodriguez (Era Uma Vez No México), este projeto da dupla vai fazer a alegria dos fãs de filmes B e do estilo ácido sanguinolento onde sexo e violência formam mais do que um simples clichê.

Um filme com a direção de Rodriguez e a produção de Tarantino pode-se esperar de tudo desde que o tema é o que eles mais sabem fazer: violência. Mas o que esperar de um elenco de nomes conhecidos, como Jessica Alba, Benicio Del Toro, Steven Seagal, Robert De Niro, Danny Trejo, Michelle Rodriguez e a polêmica atriz Lindsay Lohan.

Sou suspeito em falar da linda Michelle Rodriguez, sou fã dela desde Velozes e Furiosos, mas infelizmente nesse filme ela não teve seu mérito, pois o filme todo é sobre Machete (Danny Trejo), um ex agente federal mexicano que foi contratado por Michael Benz (Jeff Fahey) para assassinar o Senador McLaughlin (Robert De Niro). Mas ele também se tornou alvo de outro matador e agora o que parecia ser uma simples e rentável missão, transformou-se numa sanguinária trama de conspiração contra o povo mexicano. Machete não vai deixar por menos, quer vingança e para isso conta com seu velho amigo e irmão "O Padre" Cheech Marin (Benicio Del Toro).

A criatividade do roteiro corre solta com as câmeras de Rodriguez aproveitando cada centímetro de película para "brincar" com tudo. Até a religião entra como tempero adicional, com ótimos personagens e ainda sacadas sacanas em forma de cruz nos monitores de um sistema de segurança ou nas sombras de uma outra passagem. Basta ficar ligado em tudo porque as referências explodem na tela grande.

Diante de um cenário nacionalista, o personagem ganha contornos de herói e com altas doses de imortalidade “forçada” pelos divertidos exageros, o que se vê são sequências de ação de tirar as tripas, ou melhor, o fôlego, e os diálogos impagáveis de todo o elenco.

Resumindo tudo isso, Machete é violento, sem dúvida alguma, mas com certeza absoluta vai matar muita gente, inclusive, de rir. É diversão insana... E garantida. Recomendo.


Nota: 8.5





Título original: (Machete)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção:Robert Rodriguez, Ethan Maniquis
Duração: 105 min
Gênero: Ação

Elenco:

Danny Trejo (Machete)
Michelle Rodriguez (Luz)
Jessica Alba (Sartana)
Robert De Niro (Senador McLaughlin)
Lindsay Lohan (April Benz)
Steven Seagal (Torrez)
Cheech Marin (Padre Benito del Toro)
Don Johnson (Tenente Stillman)
Jeff Fahey (Michael Benz)
Rose McGowan (Cherry Darling)
Electra Avellan (Enfermeira Mona)
Ara Celi (Esmerelda Celi)
Carlos Gallardo (Deputado Carlos)
Greg Ingram (Cristos)
Scott Jefferis (Django)
Nina Leon (Esposa de Machete)
Tina Rodriguez (Tristana)
Roland Ruiz (Luis)
Daryl Sabara (Julio)
Tom Savini (Deputado Tolo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário