Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

O Bem Amado

Guel Arraes (Alto da Compadecida), mais uma vez está de parabéns, o longa O Bem Amado é uma obra de arte que mostra novamente do que o cinema nacional é capaz. Adaptação de um grande sucesso da televisão, estrelado por Paulo Gracindo na época e por sua vez baseado na peça de Dias Gomes, Arraes seguiu a mesma linha na companhia de um ótimo elenco que dispensa comentários.

O papel principal dessa vez é de Marco Nanini como o político corrupto Odorico Paraguaçu. E Zeca Diabo é interpretado por José Wilker (antigamente, Lima Duarte).

Na conhecida história, Odorico (Marco Nanini) assume a prefeitura de Sucupira com a missão de construir e inaugurar o cemitério da cidade. Mas como não morre ninguém por aquelas bandas, o político enfrenta a pressão de Vladimir (Tonico Pereira), que o acusa de corrupto, e ainda tem que dar conta do "fogo" da irmãs Cajazeiras, Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes).

O roteiro é bom, manteve alguns personagens, deixou outros de lado, e tomou algumas liberdades como fazer um paralelo com a política nacional, citando Jango ou mostrando imagens do movimentos das Diretas Já!. Mas acima de tudo, como era de se esperar, extraiu mesmo - e com maestria - as pérolas dos diálogos de um homem de muitas palavras (neologismo puro) e para quem "moral e política são coisas diferentes".

O longa conta também com a força de seu elenco coadjuvante. José Wilker e seu andar endurecido, a espevitada Drica Moraes e o atrapalhado e ingênuo Matheus Nachtergaele brilham em cena. Mesmo aqueles que não conhecem os personagens, graças à peça teatral e à novela nela baseada, são rapidamente atraídos por seu vigor e peculiaridade dentro da história. O diretor Guel Arraes ainda encontra espaço para uma de suas marcas registradas, a mescla de estilos, ao apresentar uma divertida citação às fotonovelas. Até mesmo o inevitável merchandising, uma praga em boa parte do cinema nacional, aparece de forma mais leve, adequado à época em que a história se passa.

Recomendo esse longa para todos inclusive para quem não teve a oportunidade de ver a novela ou a peça como eu, é uma ótima adaptação que merece ser vista pelo mundo todo.
Pena é saber que uma obra tão perfeita como essa não vai nos representar em 2011 na premiação do Oscar. Realmente é lamentável.


Nota: 9



título original: (O Bem Amado)
lançamento: 2010 (Brasil)
direção:Guel Arraes
duração: 107 min
gênero: Comédia

Elenco:

Marco Nanini (Odorico Paraguaçu)
Matheus Nachtergaele (Dirceu Borboleta)
José Wilker (Zeca Diabo)
Caio Blat (Neco Pedreira)
Andréa Beltrão (Dulcineia)
Drica Moraes (Judiceia)
Tonico Pereira (Vladimir)
Zezé Polessa (Doroteia)
Maria Flor (Violeta)
Edmilson Barros (Chico Moleza)
Bruno Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário