Total de visualizações de página

domingo, 10 de junho de 2012

Beijos e Tiros

Shane Black é um cara pouco conhecido, mas responsável por grandes filmes, porém, nunca dirigiu qualquer longa antes de ‘Beijos e Tiros’, sempre no roteiro, foi responsável pela franquia de ‘Máquina Mortífera’. Mas o que se pode dizer de seu primeiro filme é uma única coisa: ótimo! ‘Beijos e Tiros’ é um daqueles filmes espertos como. É o tipo de longa feito para quem realmente gosta de cinema e, melhor, é capaz de tirar um sarro com a indústria cinematográfica. É isso que o roteirista e diretor Black faz em sua estréia na direção: bagunça elementos de clássicos do cinema e reverte a seu favor. Inteligente e muito bem-humorado, é um filme estilo "Sessão da Tarde" com cérebro, unindo um roteiro criativo e interpretações ótimas.

O longa mostra que ao fugir da polícia Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), um ladrão fracassado, invade um teste para atores e acaba sendo enviado para Hollywood para trabalhar. Lá ele participa de um "laboratório" com o detetive particular Gay Perry (Val Kilmer), para um papel e se vê em meio a uma complicada trama que envolve um assassinato. É quando Lockhart acaba se relacionando com uma antiga paixão dos tempos de escola.

Pela sinopse já deu para ver o peso no elenco, mas alem de Downey Jr. e Kilmer, temos a bela Michelle Monaghan, (Missão Impossível - Protocolo Fantasma). O filme é narrado em off por Harry, que faz constantes observações como se fosse um personagem da série ‘Mystery Science Theater 3000’, sacaneando os clichês e os defeitos do próprio filme, essa brincadeira com metalinguagem funcionou muito bem com o ótimo roteiro de melhor caso Black e a conhecida ironia e sarcasmo Robert Downey Jr., resumindo: uma combinação brilhante.

O elenco está afiadíssimo e a dupla formada por Downey Jr. e Val Kilmer merece estar na lista das "melhores duplas de filmes policiais de todos os tempos" - se é que esta lista existe; se não, a gente inventa. E olha que este nem da para considerar bem um filme policial, mas consegue tirar um sarro. Isso porque o diretor tem gabarito para isto: roteirista de um grande clássico do gênero já citado nesse texto. Sabendo como as coisas funcionam, com certeza fica mais fácil inverter os valores, como acontece em ‘Beijos e Tiros’. E é esse o maior charme do filme.

‘Beijos e Tiros’ é um filme que prende a atenção e possui muitos momentos divertidos, e a direção de Black faz com que se torne mais memorável ainda, não é à toa que esse longa já está alcançando deu status de cult.


Nota: 8.5
Download:
‘Beijos e Tiros’



Título original: (Kiss Kiss, Bang Bang)
Lançamento: 2005 (EUA)
Direção: Shane Black
Roteiro: Shane Black
Duração: 103 min.
Gênero: Ação
Estúdio: Warner Bros. / Silver Pictures
Distribuidora: Warner Bros.
Classificação: 16 anos


Elenco

Robert Downey Jr. (Harry Lockhart)
Val Kilmer (Gay Perry)
Michelle Monaghan (Harmony Faith Lane)
Corbin Bernsen (Harlan Dexter)
Shannyn Sossamon (Pink Hair Girl)


Curiosidades

- Inicialmente o título original seria "You'll Never Die in This Town Again";

- O título original é uma citação à série de filmes protagonizada por James Bond, já que o título do "The Unofficial James Bond Companion" é justamente "Kiss Kiss, Bang Bang". Além disso, a crítica de cinema Pauline Kael já publicou um livro de críticas com este mesmo título;

- Val Kilmer teve de perder aproximadamente 20 quilos depois da atuação em ‘Alexandre’ para este filme;

- Johnny Knoxville seria Harry Lockhart, mas foi substituído por Robert Downey Jr.;

- O menino que interpreta Harry na infância é Indio Falconer Downey, filho de Robert Downey Jr.;

- Primeiro filme de Shane Black;

- Como um sinal de companheirismo em relação ao problema de Robert Downey Jr. com álcool e drogas, Val Kilmer não bebeu nenhum drinque durante as filmagens;

- Robert Downey Jr. compôs músicas para seu primeiro álbum durante as filmagens;

- Hugh Grant e Benicio Del Toro foram as primeiras opções para os papéis principais;

- As filmagens foram realizadas entre 24 de fevereiro e 3 de maio de 2004;

- Inicialmente o orçamento de ‘Beijos e Tiros’ seria de US$ 10 milhões, já que a Warner não acreditava muito no roteiro. O orçamento foi aumentado para US$ 15 milhões, com o qual o filme foi rodado. Após assisti-lo pronto os executivos da Warner gostaram tanto do filme que decidiram investir maciçamente em uma pré-estréia mundial no Festival de Cannes;

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário