Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Plano de Fuga

Sou suspeito em dizer, pois gosto muito de Mel Gibson, acho ele um grande ator e sua volta ao cinema com o ótimo drama ‘Um Novo Despertar’, foi uma prova de que ele está mais ativo do que nunca, e agora ao lado do diretor Adrian Grunberg (Wall Street - O Dinheiro Nunca Dorme), agora Gibson vive um criminoso sem limites em ‘Plano de Fuga’.

O filme pode até não ter o vigor necessário para reaver a carreira do ator. Tanto que nem chegou às salas de cinema americanas, sendo lançado direto em VOD (Video on Demand). Mas se está difícil para Gibson recuperar o prestígio, a culpa, definitivamente, não é do filme. Os fãs que queriam o velho Mel Gibson, o cara carismático e durão de séries como ‘Máquina Mortífera’ e ‘Mad Max’ podem até sentir um gostinho de nostalgia nesse longa que não passa de um simples entretenimento, porém, muito bom.

‘ Plano de Fuga’ traz Mel Gibson no papel de um criminoso americano que ultrapassa a fronteira entre Estados Unidos e México durante a fuga de um roubo. Ele acaba preso pelas autoridades mexicanas e enviado para um presídio lotado de bandidos de alta periculosidade. Não bastasse essa experiência bizarra, ele acaba se envolvendo com uma família local e se metendo numa grande enrascada em terras estrangeiras porque a bandidagem agora quer a pele dele. Para sobreviver na prisão, ele terá que aceitar a ajuda de um garoto de apenas nove anos (Kevin Hernandez), com quem irá planejar sua fuga.

A indústria de cinema estadunidense é até bastante indulgente com suas estrelas, mas fica difícil perdoar um astro que bate em mulher, critica judeus, negros, homossexuais e toda e qualquer minoria, além de não perder a oportunidade de se mostrar arrogante e megalomaníaco quando pode. Existe um limite, mesmo em Hollywood, e o ator parece tê-lo excedido.

‘Plano de Fuga’ não foi ignorado por sua qualidade. Coescrito e produzido pelo ator, o longa marca a estreia na direção de Adrian Grunberg (assistente de direção de Gibson em Apocalypto). Tem início com uma ótima sequência de abertura, com o grande astro de ‘Coração Valente’ ao volante de um carro sendo perseguido pela polícia, vestido de palhaço e com alguns milhões de dólares no banco de trás.

Sem grandes pretensões, mas bem conduzido, o filme resgata o Mel Gibson dos velhos tempos: sarcástico, sensível (só o necessário) e perigoso no papel de um ladrão que passa o infortúnio de parar em El Pueblito, um presídio mexicano insólito e violento.

O que segue são cenas de ação e tiroteio muito bem dirigidas, diálogos divertidos e uma trama intricada na qual tudo se encaixa a contento graças ao roteiro bem-amarrado. O filme tem certa previsibilidade, mas é agradável de ver muito em virtude do carisma do ator. ‘Plano de Fuga’ não vai resgatar Gibson do limbo nem entrar na galeria de seus melhores filmes, mas é uma boa diversão descompromissada, ainda mais para quem estava com saudades de ver o ator fazer o que sabe melhor.


Nota: 8
Download:
‘Plano de Fuga’



Título original: (Get the Gringo)
Lançamento: 2012 (EUA)
Direção: Adrian Grunberg
Roteiro: Mel Gibson e Adrian Grunberg
Duração: 96 min.
Gênero: Ação
Estúdio: Icon Productions
Distribuidora: Imagens Filmes
Classificação: 16 anos


Elenco

Mel Gibson (Driver)
Peter Stormare (Frank)
Dean Norris(Bill)
Bob Gunton(Mr. Kaufmann)
Patrick Bauchau(Surgeon)
Daniel Gimenez-Cacho (Javi)


Curiosidades

- Este é o terceiro trabalho de Adrian Grunberg junto com o ator Mel Gibson. O primeiro foi em 'Apocalypto' (2006) e o segundo em 'O Fim da Escuridão' (2010), ambos como assistente de direção;

- Adrian Grunberg trabalhou como assistente de direção em diversos filmes conhecidos, como 'A Lenda do Zorro' (2005), 'Traffic' (2000) e 'Chamas da Vingança' (2004), entre muitos outros. Com 'Plano de Fuga', ele dá mais um passo na carreira, estreando como diretor e roteirista;

- Inicialmente, 'Plano de Fuga' chegou a ser chamado de 'How I Spent My Summer Vacation', mas a existência de outra produção com este nome parece ter feito os produtores mudarem os "planos";

- Em 2009, o governador mexicano de Veracruz, Fidel Herrera, divulgou na imprensa os planos de um astro para 2010 em relação a prisão Ignacio Allende. Na ocasião, disse que iria esvaziar a locação porque "uma grande produção será filmada lá com nosso amigo, o ator e produtor Mel Gibson";

- Mel Gibson já tinha rodado seu longa 'Apocalypto' (2006) em Veracruz, cidade natal da atriz Salma Hayek;

- Mel Gibson visitou a prisão onde pretendia rodar o filme, situada em Veracruz, no ano de 2008. No início de 2009, doou US$ 1 milhão para as vítimas do temporal que caiu sobre a região e a vizinha Chiapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário