Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Roubo nas Alturas

Se tem uma coisa que Hollywood não se cansa, essa coisa são seus filmes de comédias clichês, e a bola da vez foi ‘Roubo nas Alturas’, comandado por Brett Ratner, o mesmo pela bomba ‘A Hora do Rush 3’. Mas entre as dezenas de comédias lançadas todos os anos, sempre tem alguma que se salva. Ultimamente, a maioria deixa no espectador aquela sensação de tempo desperdiçado ao sair da sala de cinema dada à falta de qualidade. Fato: fãs de comédia sofrem atrás de algo que valha a pena. Poucos são os filmes que funcionam, mesmo como mero passatempo. Esse longa é um deles.

Josh Kovacs (Ben Stiller) era um funcionário exemplar de um dos prédios mais badalados de Nova York, conhecido como A Torre. Lá, ele é uma espécie de chefe de uma equipe de profissionais "mais ou menos" qualificados, como Lester (Stephen Henderson), Cole Howard (Casey Affleck), Odessa (Gabourey Sidibe) e Rick (Michael Pena), entre outros. A vida de todos vira de cabeça para baixo quando Arthur Shaw (Alan Alda), o bilionário ocupante da cobertura, é preso pelo FBI por ter cometido uma fraude, transformando o fundo de pensão de toda a equipe em pó. Disposto a recuperar a grana deles, Josh convida o vizinho Slide (Eddie Murphy) para ajudá-lo a descobrir aonde foi parar esse dinheiro para pegá-lo de volta e fazer justiça, tendo em vista que nem o FBI sabe do destino da fortuna.

O filme, que segue ou pelo menos tenta a mesma linha da franquia ‘Onze Homens e um Segredo’, mas com bandidos menos sofisticados e mais parecidos com nossos colegas de trabalho, tem seus momentos mais engraçados durante o treinamento organizado por Slide sobre a “arte de roubar”. Depois de um tempo, os próprios alunos começam a duvidar da capacidade criminosa de Murphy.

Todo o elenco até que funciona muito bem, mas é Murphy quem rouba a cena com um papel que lhe cai como uma luva, cheio de oportunidades para explorar seu talento que anda sumido das telas graças aos filmes medíocres que tem feito ultimamente. Outro destaque é Alan Alda como um vilão dócil e, ao mesmo tempo, execrável. O roteiro é agradável em vários momentos, mas infelizmente as piadas não se encaixam e quando raramente aparece uma, fica um buraco entre o elenco.

Mas mesmo com um elenco talentoso e um roteiro acima da média habitual, ‘Roubo nas Alturas’ acaba que divertindo o espectador ao fazer uma crítica bem humorada ao preço pago pela população norte-americana por causa dos desmandos do setor financeiro do país, que tem no personagem de Alan Alda a personificação do mal que todo americano, vítima da crise econômica conhece bem.
Esse é mais um longa a lá Sessão da Tarde que vai cair facilmente no esquecimento de quem assistir. Quem procura por comédia não vai encontrar, mas em partes o filme é um bom entretenimento sem compromisso.
Link

Nota: 4
Download: ‘Roubo nas Alturas’

~

Título original: (Tower Heist)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Brett Ratner
Produção: Brian Grazer, Eddie Murphy
Roteiro: Ted Griffin, Jeff Nathanson
Duração: 110 min.
Gênero: Comédia
Estúdio: Universal Pictures / Relativity Media
Distribuidora: Universal Pictures
Classificação: 10 anos


Elenco

Ben Stiller (Josh Kovacs)
Eddie Murphy (Slide)
Casey Affleck (Cole Howard)
Alan Alda (Arthur Shaw)
Matthew Broderick (Chase Fitzhugh)
Judd Hirsch (Milo Krayne)
Tea Leoni (Gertie Fiansen)
Michael Peña (Rick Malloy)


Curiosidades

- Filmado inteiramente em Nova York;

- Inicialmente, o filme era descrito como uma versão afro-americana de ‘Onze Homens e um Segredo’;

- Eddie Murphy e Chris Rock estavam cotados para o papel principal de Josh Kovacs, que acabou ficando com Ben Stiller;

- Primeira vez que Stiller e Murphy trabalharão juntos no cinema;

- No início de outubro, a rede Cinemark anunciou um boicote ao título nos Estados Unidos devido à decisão do estúdio Universal em disponibilizar o filme - três semanas após sua estreia - para duas cidades americanas (Portland e Oregon) no formato VOD (Video On Demand).

Nenhum comentário:

Postar um comentário