O velho Oeste mais uma vez foi muito bem lembrado, ou melhor dizendo, muito bem refilmado, os irmão Ethan e Joel Coen soube usar na medida certa remake de 1969. Com um forte e respeitado elenco, além de um excelente roteiro, acompanhado de uma ótima trilha e figurino, e claro, com as fotografias com um Western de verdade para os dias de hoje em meio de tanta tecnologia e efeitos especiais.
Hoje em dia o faroeste já não causa uma boa audiência como antes e cada vez mais temos poucas produções dignas, mas quando elas aparecem, da gosto de ver. Um dos exemplos é o ótimo ’Onde os Fracos Não Tem Vez’, um faroeste moderno dos irmãos Coen, e pelo jeito eles pegaram gosto da coisa. Com ‘Bravura Indômita’, refilmagem baseada no livro de Charles Portis e dirigida porHenry Hathaway, com John Wayne como protagonista. Sem dúvida, essa refilmagem foi a altura.
Com caubóis, foras-da-lei, mocinha, tiroteio, cavalos, cobras e firmes convicções, da para se imaginar o excelente longa feito. Forte convicção da adolescente Mattie Ross (a ótima estreante Hailee Steinfeld), que promete capturar o responsável que roubou e matou seu pai, Tom Chaney (Josh Brolin). Mas as mocinhas de forte convicção só podem ir até um certo ponto. Por isso ela contrata o xerife (fora-da-lei) Rooster Cogburn (Jeff Bridge), Teimosa e desconfiada pelas atitudes de Cogburn, ela decide acompanhá-lo a expedição nas terras indígenas onde Chaney estaria escondido. No caminho, os dois tem a presença de LaBoeuf (Matt Damon), um Texas Ranger que adora se gabar e está atrás do mesmo homem para fazer justiça.
O ápice desse trabalho estético se dá na sequência final do filme, na qual Cogburn atravessas as planícies a cavalo levando a jovem Matie para ser socorrida. Deleite para os olhos e um espetáculo à parte.
Uma história muito bem contada, com ótimos personagens, atuações perfeitas, diálogos perfeitamente corrido e bem dirigido, que com certeza é capaz de atrair até aqueles que não são fãs do gênero, Jeol e Ethan conseguiu mostrar e explorar um Velho Oeste como um lugar sem dono, sem regras, onde quase nenhum homem pode ser digno de ser chamado como tal. Eles podem até mostrar valentia, mas no fundo são fracos e medrosos, dominados não só pela ganância como pela vaidade.
A atuação de Hailee Steinfeld, merece um enorme destaque, afinal, ela está do lado de grandes veteranos, e você verá que não falo só de Jeff Bridge, como ah presença de Leon Russom, Bryan Brown, entre outros. Na minha opinião era foi muito injustiçada no Oscar, e esse filme merecia pelo menos duas estatuetas. Determinada, mostrando uma atuação impecável e corajosa de verdade.
‘Bravura Indômita’ é mais um grande filme que vale a pena ser conferido. Recomendo!
Nota: 9
Download 'Bravura Indômita'
Título original: (True Grit)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Joel Coen, Ethan Coen
Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen, baseado em livro de Charles PortisDuração: 110 min
Gênero: Faroeste
Distribuidora: Paramount Pictures
Elenco:
Jeff Bridges (Agente Federal Reuben J. Cogburn)
Hailee Steinfeld (Mattie Ross)
Matt Damon (Texas Ranger La Boeuf)
Josh Brolin (Tom Shaney)
Barry Pepper (Ned "Sortudo" Pepper)
Doomhall Gleeson (Moon)
Elizabeth Marvel (Mattie Ross - adulta)
Leon Russom (Xerife)
Ed Corbin (Bear Grit)
Paul Rae (Emmett Quincy)
Nicholas Sadler (Sullivan)
Bruce Green (Harold Parmalee)
Dakin Matthews (Coronel Stonehill)
Brian Brown (Coke Hays)
Philip Knobloch (Fran
Mike Watson (Farrel Parmalee)
Curiosidades:
- Este é o segundo filme em que os irmãos Coen e Jeff Bridges trabalham juntos. O anterior foi 'O Grande Lebowski' (1998);
- Este é o terceiro filme em que os irmãos Coen e Josh Brolin trabalham juntos. Os anteriores foram 'Onde os Fracos Não Têm Vez' (2007) e 'Cada Um Com Seu Cinema' (2007);
- Estreia de Hailee Steinfeld no cinema;
- Os irmãos Joel e Ethan Coen assinam a edição usando o pseudônimo Roderick Jaynes;
- Refilmagem de 'Bravura Indômita' (1969), estrelado por John Wayne;
- Filmado em locações no Texas e Novo México, nos Estados Unidos;
- O orçamento estimado foi de US$ 38 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário