Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2011

'O Primeiro Mentiroso'

Uma coisa que ultimamente anda me incomodando um pouco, são essas “comédias” que aparecem sem graça alguma e que insistem em errar no mesmo erro. O longa ‘O Primeiro Mentiroso’ não é diferente, se bem que o gênero poderia ser mudado para comédia dramática, porque na verdade é o mais próximo que esse filme pode chegar.

O longa se passa em um mundo onde as pessoas só falam a verdade e não existe o conceito de decepção, Mark Bellison (Ricky Gervais), ele é roteirista de uma produtora que produz filmes completamente diferente. Como suas histórias não têm criatividade alguma, seu emprego está em risco, ao ponto de perder tudo ele inventa uma mentira que da certo e começa então uma série de mentiras em um lugar onde só se tem lugar para a verdade, mas ele não muda só a natureza das coisas, mas cria a base das religiões.

O longa talvez até poderia dar certo, ou pelo menos, tentar. Mas Ricky Gervais conseguiu errar feio quatro vezes. Primeiro na direção, roteiro, produção e por fim na sua própria atuação. Ele consegue ser mais que irritante e ainda de quebra temos que agüentar ele tentando conquistar Jennifer Garner que por sua vez conseguiu mais uma vez ser neutra, não agrada em nada e não se esforça em nada para variar, como já é de costume da própria, exemplos para ‘Demolidor’, ‘De Repente 30’ e o insuportável ‘Elektra’.

O longa tenta entra em uma discussão muito delicada para um filme do gênero e com o péssimo roteiro só sobra clichê e uma forma muito estúpida de tenta explicar uma teoria sobre uma religião qualquer. Sem contar a narração em Off nos primeiros minutos e na final da trama. Realmente não da certo, como a trilha sonora e fotografia, que se percebe fácil a falta de enquadramento.

‘O Primeiro Mentiroso’ é o primeiro longa de Ricky Gervais como diretor, e para quem causou polêmica no Globo de Ouro, falando mal do filme ‘O Turista’ interpretado por Johnny Depp e Angelina Jolie, além de fazer piadas pesadas contra o ator Charlie Chen, e outras além.

Mas polemicas a parte, é melhor Gervais rever seus conceitos porque como ator ele nunca agradou, agora como diretor e roteirista passou longe. Tai uma prova viva do sujo falando do mal lavado. Uma ironia talvez, é lembra do que ele falou sobre os roteiristas do longa ‘Sex And The City 2’, e no seu próprio longa ele conseguiu ser pior do que qualquer coisa já vista.

Não recomendo mais essa falsa “comédia” que um dia talvez possa passar em qualquer Sessão da Tarde.


Nota: 2.5
Download:
‘O Primeiro Mentiroso’



Título original: (The Invention of Lying)
Lançamento: 2010 (Brasil)
Direção: Ricky Gervais e Matthew Robinson
Roteiro: Ricky Gervais e Matthew Robinson
Produção: Ricky Gervais, Dan LIn, Linda Obsta e Oly Obst
Duração: 100 min.
Gênero: Comédia
Estúdio: Universal Studios
Distribuidora: Focus Features International / Radar Pictures


Elenco:

Ricky Gervais (Mark Bellison)
Jennifer Garner (Anna McDoogles)
Jonah Hill (Frank)
Jeffrey Tambor (Anthony)
Fionnula Flanagan (Martha Bellison)
Rob Lowe (Brad Kessler)
Tina Fey (Shelley)


Curiosidade:

- Produção criada pelo comediante inglês que ganhou fama mundial com o seriado 'The Office'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário