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segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cronenberg aparece como primeiro favorito em Veneza

Ainda que 'Tudo Pelo Poder' (The Ides of March) e 'Carnage' tenham sido aplaudidos e elogiados, os dois filmes ainda não apareciam como francos favoritos a vencer o Festival de Veneza 2011. No entanto, na manha desta sexta, dia 2, 'A Dangerous Method', novo filme de David Cronenberg, foi exibido em sessão especial para a imprensa e ardorosamente aplaudido em seu final.

O longa, que no Brasil será distribuído pela Imagem Filmes, é um thriller sexual e biográfico narrando a história real da relação de amizade e rivalidade entre Sigmund Freud e Carl Jung, os dois maiores nomes da psicanálise clássica. De quebra, ainda mostra a perturbada Sabina Spielrein, que se tornou uma das primeiras mulheres psicanalistas da história e viveu uma turbulenta relação com Jung. Para viver os personagens, Michael Fassbender (excelente como Jung), Viggo Mortensen (muito bom como Freud) e Keira Knightley (surpreendentemente bem como Sabina, em atuação com cara de indicação ao Oscar).

A psicanalise foi tratada de forma perturbadora por Cronenberg, dando lugar a cenas de loucura e sadomasoquismo, que são bem a cara do diretor. Mas, para espanto de todos, Cronenberg é amoral somente nas telas - ele foi gentil e simpático ao extremo na coletiva de imprensa, onde foi aplaudido de pé pelos jornalistas. Ele definiu seu filme como um "ménage à trois intelectual."

A magérrima e apagada Keira, já cotada a Coppa Volpi de melhor atriz, vai causar o deleite dos marmanjos no filme, onde é chicoteada em uma das cenas mais escandalosamente sexuais do cinema - e ao mesmo tempo filmada com incrível bom gosto por Cronenberg.

Mas, se Cronenberg soube falar de sexo sem pudor e com elegância, o mesmo não se pode dizer de Phillip Grael. Seu 'Un Été Brûlant' foi vaiado na sessão de imprensa e não teve perdão nem mesmo para a musa italiana Monica Bellucci. A atriz, que aparece nua já na primeira cena do filme, se mostrou constrangida na coletiva de imprensa com as perguntas dos jornalistas - todos queriam uma justificativa para a cena que, na verdade, não tinha mesmo justificativa. Monica alegou que a intenção do diretor era mostrar a serenidade da personagem mas não convenceu. A cena era apelativa, e só serviu para comprovar que Bellucci continua em ótima forma - e mais linda pessoalmente do que no cinema, se é que isso é possível.

Ainda na lista dos filmes que concorrem ao Leão deste ano já foi exibido aqui o grego 'Alpis, de Yogos Lanthimos', que traz como protagonista Ariane Labed, vencedora da Coppa Volpi de melhor atriz ano passado. Assim como os demais filmes gregos, Alpis é um show de tédio. Mas faz parte da programação ter filme ruim, e a gente já sabe.

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