Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

'Sem Limites'

Se tem uma coisa que raramente da certo, são os filmes que apostam numa narrativa em off, e esse é o principal caso do longa ‘Sem Limites’, não ter dado muito certo. O filme tem elenco, tem produção, um diretor que dispensa comentários, boa trilha e uma fotografia até que peculiar. Mas a trama que o roteiro aposta é muito fraco.

O carismático Bradley Cooper é o escritor Eddie Morra, ele sofre de bloqueio de criatividade e isso está prestes a acabar com sua carreira. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.

É a partir daí que o roteiro começa a desenrolar, e quando pensamos que agora o negócio vai disparar e vamos entrar em uma trama envolvente, somos iludidos e nada disso acontece. O diretor Neil Burguer o mesmo responsável pelo bom ‘O Ilusionista’ parece que não confiou na força de suas próprias imagens, e as enfraquece por meio de uma narração em off para lá de redundante, desnecessária e, em determinados momentos, até irritante. Talvez tenha sido pressão dos produtores, que sempre acreditam que o público “pode não entender a mensagem” e teimam em deixar tudo explicadinho, nos mínimos detalhes. A piada é inevitável: como ‘Sem Limites’ é um filme sobre uma nova droga, ele vem com bula.

O que se vê nesse longa é um Bradley Cooper em alta e disposto a trabalhar de verdade, assim como em ‘Se Beber Não Case!’, mas agora em um longa de suspense que o que promete um ao espectador um grande suspense, cada sequência de cena com ele é imprevisível, usando ou não a tal droga milagrosa. Ao lado dele temos a presença de Robert De Niro, que infelizmente, novamente está ligado no piloto automático.

A falha no roteiro, porém, não tira de ‘Sem Limites’ sua força de entretenimento competente. O tema é dos mais interessantes e o final deixado em aberto para uma futura continuação. Ou um seriado para TV, talvez.


Nota: 4.5
Download:
'Sem Limites'



Título original: (Limitless)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Neil Burger
Roteiro: Leslie Dixon, baseado em livro de Alan Glynn
Produção: Leslie Dixon, Ryan Kavanaugh e Scott KroopfDuração: 105 min
Gênero: Suspense
Estúdio: Many Rivers Productions / Boy of the Year / Intermedia / Relativity Media / Virgin Producted
Distribuidora: Relativity Media (EUA) / Imagem Filmes (Brasil)


Elenco:

Bradley Cooper (Eddie Morra)
Robert De Niro (Carl Van Loon)
Abbie Cornish (Lindy)
Johnny Whitworth (Vernon Gant)
Robert John Burke (Pierce)
Andrew Howard (Gennady)
Patricia Kalember (Sra. Atwood)
T.V. Carpio (Valerie)
Eddie J. Fernandez (Victor)
Ned Eisenberg (Morris)
Lee M. Cunningham (Brylee)
Darren Goldstein (Kevin Doyle)


Curiosidades:

- Inicialmente seria Shia LaBeouf o intérprete de Eddie Morra, mas ele teve que deixar o papel devido a um grave acidente de carro sofrido. Em seu lugar foi contratado Bradley Cooper;

- Elizabeth Banks esteve cotada para integrar o elenco;

- Seu orçamento foi de US$ 26 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário