Não sou fã de Natalie Portman e muito menos do Ashton Kutcher, o que me atraiu a atenção para assistir ‘Sexo Sem Compromisso’, foi a presença de Ivan Reitman na direção, diretor responsável pelo ótimo ‘Evolução’ e ‘Minha Super Ex Namorada’. O que tenho a dizer é que houve uma época em Hollywood em que a possibilidade de um estúdio financiar um filme com a premissa desse longa seria impensável, ou pouco provável. A sempre alerta moralidade estadunidense receberia escandalizada uma produção cuja questão proposta é: seria possível fazer sexo regularmente com um amigo sem se envolver afetivamente?
Pois bem, o longa mostra Adam (Ashton Kutcher), um assistente de produção de uma série musical que ainda sente o fato de ter sido chutado por Vanessa (Ophelia Lovibond), sua namorada por oito meses. Para piorar a situação, ele descobre que ela é a nova namorada de seu pai, Alvin (Kevin Kline), um astro da TV. Desejando esquecê-la e seguir em frente, ele fica bêbado e, em seguida, liga para todas as mulheres que tem no celular, no intuito de encontrar companhia. Quem responde o apelo é Emma (Natalie Portman), uma jovem médica com quem encontrou algumas vezes, anos atrás. Adam vai a casa dela e eles acabam transando. Como Emma não deseja ter um relacionamento sério, já que teme sofrer, propõe a Adam que se encontrem tendo o sexo como único objetivo. Ele topa, mas, com o tempo, novos sentimentos florescem entre eles.
Pois é, estamos em pleno século 21 e tratar do tema não é mais problema. Pode-se falar de tudo no cinema americano. E, sem patrulha moral. Depois de alguns flashbacks tolos no inicio do longa, ficamos sabendo com quem que Emma e Adam se cruzaram ao longo dos últimos 15 anos (em geral em circunstâncias embaraçosas ou pouco críveis).
Com o roteiro politicamente correto ao que oferece, o longa vai seguindo todas as leis que o clichê do gênero sugere. Seguindo as convenções padrão das Comédias Românticas que não arriscam acrescentar nada de novo ou inesperado ao espectador. O roteiro mostra pouca inspiração. Não que o longa seja ruim. Mas é cruel ver a atuação da estreante Elizabeth Meriwether, cheio de diálogos longos e fictícios – é surpreendente como a autenticidade e senso de credibilidade são artigos desprezados em filmes do gênero - aliando-se à direção pouco sensível de Ivan Reitman para nos apresentar o que nosso detector de obviedades já antecipou.
Como iniciei o texto minha opinião sobre Ashton Kutcher, devo reconhecer que Kutcher está no caminho certo se tratando do gênero, ajudando um pouco o lado da direção. No entanto, ‘Sexo Sem Compromisso’ não é, de forma alguma, o que de pior se vê por aí quando o assunto é comédia romântica. Existe alguns bons momentos sim. Algumas fagulhas aparecem para animar. Mas as labaredas não vêm, fazendo com que o espectador tenha de se contentar mesmo com o fogo de palha.
Porém, não posso nem pensar em terminar essa crítica sem dar um destaque para Natalie Portman, que acabou de receber (merecidamente) um Oscar por sua atuação em ‘Cisne Negro’. Não sou fã, mas é bom vê-la na tela. Segura e eficiente, mesmo quando obrigada a fazer cenas infelizes. Não há química no casal formado por ela e Kutcher. Culpa de Kutcher.
Mas recomendo esse longa, alertando que o filme não mostra nada além do que tenta oferecer.
Nota: 5
Download: 'Sexo Sem Compromisso'
Título original: (No Strings Attached)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Ivan Reitman
Roteiro: Elizabeth Meriwether
Produção: Ivan Reitman, Joe Medjuck e Jeffrey Clifford
Duração: 108 min.
Gênero: Comédia Romântica
Estúdio: Paramount Pictures Spyglass Entertainment Handsomecharlie Films Katalyst Films The Montecito Picture Company
Distribuidora: Paramount Pictures (EUA) Paramount Pictures Brasil
Elenco:
Natalie Portman (Emma)
Ashton Kutcher (Adam)
Kevin Kline (Alvin)
Ophelia Lovibond (Vanessa)
Cary Elwes (Dr. Metzner)
Lake Bell (Lucy)
Ludacris (Wallace)
Greta Gerwig (Patrice)
Olivia Thirlby (Katie)
Tim Matheson (Pai de Eli)
Jake M. Johnson (Eli)
Mindy Kaling (Shira)
Talia Balsam (Sandra Kurtzman)
Ben Lawson (Sam)
Curiosidades:
- Filmado inteiramente na Califórnia, com locações em Santa Barbara, Beverly Hills, Los Angeles e também nos estúdios da Paramount;
- O título original de 'Sexo Sem Compromisso' era "Friends With Benefits", mas a produção teve que alterá-lo porque já existia um outro filme com este título, estrelado por Mila Kunis e Justin Timberlake.
Nenhum comentário:
Postar um comentário