Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Além da Vida

Clint Eastwood definitivamente é o homem! Ótimo como ator, perfeito como diretor. Me arrisco em dizer que em tudo que Clint Eastwood põem a mão coisa boa vem por aí. O longa ‘Além da Vida’ é um tipo de filme comum, mas que eu nunca imaginaria que esse tipo de filme seria dirigido por Clint Eastwood. O motivo pelo qual já falei três vezes dele no mesmo parágrafo, é que esse homem merece ser reconhecido e lembrado sempre, sou fã assumido a cada filme. E olha que já são mais de 60 filmes como ator, mais de 30 como diretor, sem contar as premiações que já ultrapassam uma centena, e quase 82 anos de vida. Este é Clint Eastwood, o homem que acertou novamente, ‘Além da Vida’ é um drama magnífico.

Clint Eastwood se debruça desta vez sobre o tema da vida após a morte. O longa narra a vida de Três pessoas que são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é uma jornalista francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde seu irmão e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças.

O que há de melhor e mais prazeroso nas obras de Clint como diretor é a sua total, ampla, absoluta e deliciosa falta de pressa em dirigir suas cenas. Nestes tempos de gigantesca ansiedade e enorme superficialidade, onde as pessoas fazem tudo ao mesmo tempo e não se dão conta de nada que estão fazendo, seu cinema surge como um oásis, uma pepita de ouro reluzente no meio da lama. Como ator que foi (e é), Clint abre sua câmera em generosos closes e dá ao seu elenco o tempo necessário para a maturação de cada emoção. Em planos extensos e profundos, sem medo da ditadura do corte rápido e da linguagem clivada. Com uma invejável elegância de movimentos e uma utilização minimalista de trilha sonora digna dos grandes mestres que conhecem a importância do silêncio.

Mas Clint não está sozinho, a produção é total de Steven Spielberg, claro que o filme não podia dar errado. O roteiro é assinado por Peter Morgan, o responsável por filme de grande sucesso como por exemplo: ‘A Rainha’ e ‘O Último Rei da Escócia’. Pois bem, o roteiro é outra parte impecável além da produção. Muito bem amarrado, com diálogos envolventes, ao estilo registrado de Clint, do jeito que só ele consegue fazer. Quem conhece os trabalhos de Clint como eu, sabe do que estou falando.

O ator Matt Damon ultimamente vem mostrando uma ótima atuação em cada filme, e não é a toa que esta cada vez mais é comum vê-lo em vários longas por aí, o seu personagem nesse longa consegue envolver o espectador de tal forma que e em certos momentos acabamos meio que se envolvendo e sentindo o sofrimento que ele está passando.

Mas todos que estão envolvidos na história, consegue provocar uma ruptura radical, mostrando suas vidas mudadas e de uma certa forma saem em busca de respostas sobre a única certeza da vida: sua finitude. Melhor não dizer mais nada. E recomendo que nem veja o péssimo trailer do filme que entrega alguns de seus momentos mais cruciais.

Só existe um único ponto fraco do longa, infelizmente o título não ajuda e o pôster também não é dos mais atraentes, o trailer como já disse é um desastre, mas o filme é ótimo. O melhor a fazer é relaxar, e passar mais de duas horas sem pressa na companhia de um dos maiores cineastas vivos do nosso tempo. Um diretor que ainda sabe, como poucos, como contar uma boa história (ou no caso, três).

Recomendo!


Nota: 9.5
Download:
‘Além da Vida’



Título original: (Hereafter)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Peter Morgan
Produção: Clint Eastwood, Steven Spielberg Kathleen Kennedy e Robert Lorenz
Duração: 129 min.
Gênero: Drama
Estúdio: Malpaso Productions The Kennedy/Marshall Company
Distribuidora: Warner Bros. Pictures (EUA) Warner Bros. (Brasil)


Elenco:

Matt Damon (George Lonegan)
Jay Mohr (Billy)
Bryce Dallas Howard (Melanie)
Cécile De France (Marie LeLay)
Frankie McLaren (Marcus / Jason)
George McLaren (Marcus / Jason)
Lyndsey Marshal (Jackie)
Thierry Neuvic (Didier)
Richard Kind (Christos)
Rebekah Staton (Assistente social)
Jenifer Lewis (Candace)
Tom Beard (Padre)


Curiosidades:

- É o segundo filme em que o diretor Clint Eastwood e o ator Matt Damon trabalharam juntos. O anterior foi 'Invictus' (2009);

- O filme teve locações em Paris, Londres, Havaí e São Francisco;

- As filmagens foram interrompidas por um mês, em dezembro de 2009, para que Matt Damon pudesse atuar em 'Os Agentes do Destino' (2011);

- É um dos raros filmes produzidos por Steven Spielberg em que nem a Amblin Entertainment nem a DreamWorks aparecem como empresas associadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário