Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cisne Negro

O diretor Darren Aronofsky tem um estilo bem peculiar ao dirigir todos os seus filmes, e por mais que sejam de gêneros diferentes sempre drama ou suspense – como ele classifica seus filmes – os mesmo sempre mostra na verdade um estilo de terror psicológico que faz o espectador pensar profundamente sobre o que acaba de ver. E seu último longa ‘Cisne Negro’ não podia ser e não é diferente da marca registrada de Aronofsky.

A trama aterrorizante mostra Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia que está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis). Porém Nina sofre de verdade mesmo, pois se sente o tempo todo incapaz de ser perfeita, embora empregue todo seu tempo e energia na tentativa de sê-lo. E, se considerarmos sua ocupação de bailarina, o seu sofrimento parece ainda maior. O balé, com sua disciplina rigorosa e a constante busca da perfeição, acaba se configurando como um cenário cruel para ela. Na expectativa de conseguir a posição de destaque na companhia de balé para interpretar o cisne branco e o cisne negro, Nina se leva e nos leva ao extremo. E sua mãe, Erica Sayers (Barbara Hershey), é uma ex-bailarina que mais parece a “carrasca” da filha, mantendo-a num universo maternal e de um controle perverso, colaborando para as obsessões e perda de noção da realidade sofrida pela filha.

E é nesse estilo perturbador que Darren Aronofsky tem mais uma vez a capacidade de colocar o espectador na pele da personagem principal, Nina, interpretada por Natalie Portman, que está deslumbrante no papel da protagonista com verdadeiros problemas de esquizofrenia. Ela apresenta sinais de distúrbios alimentares, autoflagelação e delírios, exibindo uma personalidade controladora, tensa e instável. Travando uma relação doentia até com a ex-bailarina principal, Beth Macintyre (Winona Ryder em participação especialíssima), por se sentir culpada ao substituí-la. Nina está sufocando, e ao mesmo tempo sufoca a todos que acompanha cada segundo desse longa que mais parece um teste psicológico.

O personagem de Vincent Cassel como Thomas Leroy, o instrutor de Nina e de Mila Kunis (Lily) a amiga e concorrente de Nina, que está disposta a tomar seu posto de Cisne, misturam a realidade com a fantasia numa mistura do erotismo e do prazer, mas acabam por confundir ainda mais o espectador e a bailarina, potencializando as suas paranóias e aumentando ainda mais a nossa angustia para ver logo o desfecho de mais um filme completamente paranóico.

O roteiro muito bem amarrado envolve ainda mais o espectador junto com um trilha digna e envolvente que chega a tirar o fôlego. Não é a toa que esse filme foi indicado ao Oscar. ‘Cisne Negro’ já deixa claro, na sua sombria e poderosa sequência inicial, que se trata de uma história perturbadora. O reflexo do rosto de Nina no vidro do metrô, os closes dos pés maltratados pela dança, suas terríveis alucinações, sua angústia... Tudo faz do longa um exemplar de terror psicológico de muita qualidade, dirigido com competência e povoado por personagens densos e inquietantes, com destaque para a bela Natalie Portman, que se entrega física e emocionalmente ao personagem, de tal forma que nos oferece uma sensação incomodamente intensa de que Nina é real. Levou a estatueta de melhor atriz merecidamente por esse longa que com certeza registrou sua carreira em um nível muito mais elevado que talvez até ela mesmo não imaginava. O filme só não levou mais estatuetas por não ser um longa com as preferências da Academia. Mas valeu por já ter sido indicado.

‘Cisne Negro’ é com certeza mais um de Darren Aronofsky que vale muito a pena ser conferido, ele sem dúvida pode ser resumido como o cinema mostrando o equilíbrio perfeito entre o real e o irreal, o puro terror psicológico que faz com que você relembre desse filme por muito tempo.

Recomendo!


Nota: 9.5
Download: ‘Cisne Negro’



Título original: (Black Swan)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Andres Heinz e Mark Heyman, baseado em história de Andres Heinz.
Duração: 103 min.
Gênero: Terror/Suspense
Estúdio: Protozoa Pictures / Phoenix Pictures / Cross Creek Pictures / Fox Searchlight Pictures
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation


Elenco:

Natalie Portman (Nina)
Vincent Cassel (Thomas Leroy)
Mila Kunis (Lilly)
Winona Ryder (Beth MacIntyre)
Barbara Hershey (Erica)
Toby Hemingway (Tom)
Janet Montgomery (Madeline)
Kristina Anapau (Galina)
Ksenia Solo (Veronica)
Sebastian Stan (Andrew)


Curiosidades:

- O ator Vincent Cassel comparou seu personagem com George Balanchine, um dos fundadores do New York City Ballet. Segundo Cassel, Balanchine era "um verdadeiro artista, que tinha um controle neurótico e usava a sexualidade para comandar seus bailarinos";

- 'Cisne Negro' foi o filme de abertura do Festival de Veneza 2010;

- O nome da atriz Meryl Streep chegou a ser cogitado para viver Erica, mas o personagem ficou com Barbara Hershey;

- Blake Lively fez testes para o papel de Lilly, mas foi Mila Kunis quem acabou levando. A sugestão por Kunis, inclusive, foi de Natalie Portman;

- Para as cenas de sexo mais fortes entre os personagens de Portman e Kunis (muito amigas na vida real), as duas sugeriram uns copos de drinques para quebrar o "gelo". Uma garrafa de tequila foi providenciada e foi reservado um dia e meio para filmar a sequência. O diretor, sentindo-se culpado, afastou-se durante o restante do dia;

- Seu orçamento foi de US$ 17 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário