Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

E infelizmente é chegada a hora de dizer adeus ao bruxo mais famoso do mundo. ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2’ chegou ao cinemas no dia 15 de julho desse ano para responder todas as perguntas, revelar todos os segredos e nos emocionar de verdade com a despedida das telonas. E como não poderia ser diferente, o longa se despediu com estilo. Em outras palavras, a segunda parte fechou a franquia com chave de ouro.

O longa continua onde parou ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1’, com Harry Potter (Daniel Radcliffe), Hermione Granger (Emma Watson) e Ron Weasley (Rupert Grint), seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é encontrá-las e, em seguida, destruí-las. A única forma de eliminar o Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) de uma vez por todas. Com a ajuda do duende Grampo (Warwick Davis), eles entram no banco Gringotes como plano para invadir o cofre de Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter). De lá retornam ao castelo de Hogwarts, onde precisam encontrar mais uma horcrux. Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo afim de enfrentar seu maior inimigo pela última vez.

É quase impossível explicar ou comentar qualquer sequência do longa sem fazer sem querer alguma injustiça, mas o filme está tão impecável que não tem só um ponto alto para apontar, pois fotografia, roteiro, trilha sonora, até mesmo a impercebível mixagem de som está completamente perfeita. Definitivamente esse é o longa que veio para provar que a franquia ‘Harry Potter’ veio para ficar na história e vai ser inesquecível por muito e muitos anos.

Começando assim por lembrar de todos os atores reconhecidos de grandes nomes que passaram e que ficaram ao decorrer de todas as histórias adaptadas para as telonas do mundo. Sem esquecer que todos personagens foram interpretados por grandes nomes do cinema britânico, um tradição que continuou até o último filme. A exceção foi só a atriz Emma Watson, nascida na França.

Mas lembrando de nomes que passaram pela franquia o primeiro que não pode ser esquecido é de Richard Harris que viveu o Professor Dumbledore nos dois primeiros longa, e nos deixou em 2002, mesmo ano do lançamento de ‘Harry Potter e a Câmera Secreta’. Foi substituído por Michael Gambon em ‘O Prisioneiro de Azkaban’ em alto nível, mostrando uma forma de atuar indiscutível. Alan Rickman como o Professor Severo Snape, foi um dos personagens mais sombrio e severo da franquia, Rickman conseguiu extrair do personagem um estilo peculiar e envolvente com muita perfeição, mostrando o caráter do personagem muito duvidoso até o último longa.

A magnífica Maggie Smith como a Professora Minerva representou em todos os longas e está surpreendente na última parte, Robbie Coltrane, o gigante Hagrid que sempre defendeu Harry e mais tarde virou professor em Hogwarts não está tão focado nessa última parte, mas o pouco que aparece já mostra que é mais um dos personagens que vai deixar saudades, mas se eu for destacar ator por ator, atriz por atriz, vai ficar complicado e esse texto não vai ter fim, pois ainda tem Emma Thompson (professora Trelawney), David Thewlis (Professor Lupin), o grande Gary Oldman (Sirius Black), Brendan Gleeson (Professor Moody), entre outros.

Mas claro que o destaque fica para Daniel Radcliffe que cresceu na pele do bruxo e marcou sua carreira durante os anos e vai ser lembrado sempre como o bruxo Harry Potter, sua atuação do primeiro ao último longa sempre mostrou amadurecimento, a cada filme Radcliffe conseguia motivar seu personagem e cativar o espectador. Emma Watson e Rupert Grint não foram muito diferentes, ambos mostraram grande amadurecimento e atuações diferentes em cada longa, sempre mostrando seus personagens de forma positiva e convincente. Com os roteiros apresentados por vários roteiristas diferentes os longas nunca deixaram ah desejar, a não ser um pequeno tropeço no primeiro e só.

Porém em termo de roteiro eu prefiro destacar sempre quando está bem amarrado e em ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2’ não tem como dizer especificamente o quão bom está a definição de tudo, tudo mesmo. Mas não posso deixar de falar sobre o personagem de Ralph Fienne que finalmente deu um rosto para o Lorde das trevas em perfeita maestria, o vilão que sempre teve seu nome evitado pelos personagens durante a franquia retornou em ‘O Cálice de Fogo’ e desde então, Fienne mostrou uma perfeita atuação que fez muitos espectadores se arrepiar com a frieza e maldade do personagem obcecado pela morte de Harry Potter.

Porém, eu gostaria de deixar por último o personagem que mais me chamou a minha atenção desde ‘A Origem da Fênix’. Estou falando da bela vilã Bellatrix Lestrange, interpretada pela grande Helena Bonhan Carter, demorou para a Sra. Tim Burton entrar na série, mas chegou em grande estilo como um das aliadas de Voldemort e de grande confiança do Senhor das Trevas. Helena Bonhan Carter mostrou uma bruxa assassina com muita perfeição, eu confesso que admirei o personagem dela dês do primeiro segundo que ela apareceu em cena. Aquela cara que ela fazia com sede de sangue, o estilo dela falar berrando e com uma voz sombria, chegou a me assustar e me encantar ao mesmo tempo, sem contar seu figurino. Como de todo o elenco era magnífico, mas as roupas que Bellatrix usava em cada longa era perfeito, pareceria que o personagem criado pela J. K. Rowling foi pensado detalhadamente para Helena Bonhan Carter.
Sem dúvida nenhuma o melhor papel de sua carreira.

Mas infelizmente chegou a hora de dizer adeus, com um grande aperto no peito. Mas esse adeus fica só para o cinema, porque sempre que quisermos matar a saudade, vamos ter os livros e os DVD’s ou Blu-Ray’s pronto para nos ajudar.

É a segunda vez que escrevo sobre ‘Harry Potter’ e mais uma vez sinto que esqueci de comentar mais alguma coisa, mas o que quer que seja que caiu no meu esquecimento, pode ter certeza que não foi por mal, e pode ir assistir mesmo se você não gosta do bruxo, mas o que realmente vale a pena é ver todos os efeitos especiais, sentir a história e ver que não tem nada de infantil na franquia.

Por último quero listar aqui os diretores que comandaram todos os longas e em especial a David Yates que comandou desde o quinto filme: ‘A Ordem da Fenix’ até o último com grande estilo. Antes dele teve Chris Columbus em: ‘A Pedra Filosofal’ e ’ Harry Potter e a Câmara Secreta’. Alfonso Cuarón em: ’Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’. E Mike Newel em: ’ Harry Potter e o Cálice de Fogo’.

Recomendo para todos ou não, pela última vez esse ótimo longa.


Nota: 10



Título original: (Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: David Yates
Roteiro: Steve Kloves, baseado no livro de J.K. Rowling.
Duração: 130 min
Gênero: Aventura
Estúdio: Warner Bros. Pictures Village Roadshow Pictures Heyday Films
Distribuidora: Warner Bros. Pictures (EUA) Warner Bros. (Brasil)


Elenco:

Daniel Radcliffe (Harry Potter)
Emma Watson (Hermione Granger)
Rupert Grint (Rony Weasley)
Alan Rickman (Severo Snape)
Ralph Fiennes (Lorde Voldemort / Tom Riddle )
Helena Bonham Carter (Bellatrix Lestrange)
Jason Isaacs (Lucius Malfoy)
Gary Oldman (Sirius Black)
Emma Thompson (Sybill Trelawney)
Maggie Smith (Minerva McGonagall)
John Hurt (Sr. Olivaras)
Tom Felton (Draco Malfoy)
Jim Broadbent (Horácio Slughorn)
David Thewlis (Remo Lupin)
Timothy Spall (Pedro Pettigrew)
Michael Gambon (Alvo Dumbledore)
Ciarán Hinds (Aberforth Dumbledore)
Miranda Richardson (Rita Skeeter)
Kelly Macdonald (Dama Cinzenta)
Jamie Campbell Bower (Gellert Grindelwald)
Robbie Coltrane (Rubeo Hagrid)
Clémence Poésy (Fleur Delacour)
Evanna Lynch (Luna Lovegood)
Julie Walters (Molly Weasley)
Oliver Phelps (Jorge Weasley)
Matthew Lewis (Neville Longbottom)
Helen McCrory (Narcisa Malfoy)
Natalia Tena (Ninfadora Tonks)
Domhnall Gleeson (Bill Weasley)
James Phelps (Fred Weasley)
Peter Mullan (Yaxley)
David Bradley (Argo Filch)
Miriam Margolyes (Pomona Sprout)
Simon McBurney (Kreacher - voz)
Geraldine Somerville (Lilian Potter)
Adrian Rawlins (Tiago Potter)
Toby Regbo (Alvo Dumbledore - adolescente)
Mark Williams (Arthur Weasley)
Michelle Fairley (Sra. Granger)
Dave Legeno (Fenrir Greyback)
Devon Murray (Seamus Finnigan)
Jessie Cave (Lavender Brown)
Luke Newberry (Teddy Lupin)
Josh Herdman (Gregory Goyle)
Afshan Azad (Padma Patil)
Chris Rankin (Percy Weasley)
Alfie Enoch (Dino Thomas)
Benedict Clarke (Severo Snape - jovem)
Shefali Chowdhury (Parvati Patil)
Scarlett Byrne (Pansy Parkinson)
Bonnie Wright (Gina Weasley)
Ninette Finch (Augusta Longbottom)
Warwick Davis (Prof. Filius Flitwick / Grampo)
Will Dunn (Tiago Sirius Potter)


Curiosidades:

- Precedido por 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001), 'Harry Potter e a Câmara Secreta' (2002), 'Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban' (2004), 'Harry Potter e o Cálice de Fogo' (2005), 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' (2007), 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe' (2009) e 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1' (2010);

- Quando foi perguntado ao produtor David Heyman quais atores ele gostaria de ter visto nos filmes da série, citou os seguintes nomes: Eileen Atkins, Ian McKellen, Daniel Day-Lewis, Daniel Craig, James McAvoy e Anne-Marie Duff, a Julia Lennon de 'O Garoto de Liverpool';

- Já Daniel Radcliffe, sob o mesmo questionamento, revelou que gostaria de ter contracenado com Helen Mirren, Judi Dench e Stephen Fry, que por sinal é o narrador dos audiolivros da série;

- 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2' é o último dos oito filmes da série baseada nos livros de J.K. Rowling;

- O título é o único lançado com a tecnologia 3D nos cinemas;

- Embora estivesse contratada para 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2', Emma Thompson chegou a avisar que não poderia rodar mais o longa devido ao compromisso com 'Nanny McPhee e as Lições Mágicas' (2010). Contudo, a atriz conseguiu sair antes do término das filmagens para rodar a sua participação como Professora Trelawney;

- Apó as a gravação de uma intensa cena de batalha no cenário de Hogwarts começou um grande incêncio nos bastidores, que levou cerca de 40 minutos para ser controlado pelos bombeiros. O estrago foi tão grande que o local teve que ser todo refeito para a filmagem de novas cenas. Ninguém ficou ferido e, druante o episódio, nenhum dos três atores principais, Radcliffe (Harry), Watson (Hermione) e Grint (Rony) estavam presentes;

- A atriz Kate Winslet foi a primeira atriz cogitada para dar vida à personagem Helena Ravenclaw, mas seu agente recusou a oferta por acreditar que sua cliente não ia querer seguir os passos de outros atores britânicos que fizeram parte da franquia Harry Potter. O papel acabou ficando com a atriz Kelly Macdonald;

- Não é a primeira vez que os atores John Hurt e Jim Broadbent trabalham juntos. A dupla esteve presente em 'Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal' (2008);

- Uma boa parte da história de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2' se passa em apenas um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário