Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O Ritual

O longa ‘O Ritual ’ é o tipo de filme que merece muita discussão, e é muito bom lembrar que esse longa não é mais uma mera ficção sobre exorcismo. Dirigido por Mikael Håfström, o longa é inspirado num caso real e baseado no livro “The Making of a Modern Exorcist” de Matt Baglio,’O Ritual’ não recebeu boas críticas nos Estados Unidos, mas sem dúvida nenhuma merece um olhar mais atento e um julgamento menos precipitado. Por várias razões.

E uma delas é a direção do sueco Mikael Håfström (pessoal, não é fácil colocar esta bolinha em cima da letra A), o mesmo de outro bom terror: ‘1408’, com John Cusack. Embora tradicional e fiel aos padrões do “cinemão” comercial, o estilo de Mikael é um pouco menos óbvio e um pouco mais sutil do que se observa na maioria dos filmes do gênero. Claro, existem os clichês de sempre, como os sustos forçados pela música alta, ou a intrépida jornalista sempre em busca da verdade (papel da brasileira Alice Braga que para variar está ótima). Mas na soma de todos os medos trata-se de uma direção elegante e eficiente, que garante o clima de suspense até o final.

A trama nos mostra o jovem Michael Kovak (Colin O´Donoghue), ajudante de seu pai Istvan Kovak (Rutger Hauer) numa casa funerária. Michael planeja aplicar um pequeno e aparentemente inofensivo golpe: deixar o emprego que odeia, sair de casa, e estudar durante quatro anos num seminário às custas da Igreja Católica. Quando finalmente chegasse a hora de se ordenar padre, ele pularia fora. Porém, antes de deixar o seminário definitivamente, Michael aceita um desafio de seu superior: viajar para Roma e fazer um curso sobre exorcismo. Uma vez lá, suas dúvidas e questionamentos só aumentam na medida em que seu contato com o Padre Lucas (Anthony Hopkins), um famoso jesuíta exorcista, o apresenta o lado mais obscuro da igreja. É quando ele conhece a jornalista Angeline (Alice Braga), que investiga as atividades do religioso, e as suas reflexões sobre a crença no diabo e em Deus que não param de crescer.


Vale destacar o elenco que não deixa a desejar, por exemplo o ator Colin O´Donoghue, ele é estreante na telona, seu primeiro longa e não desaponta em nada, sua atuação como o jovem padre cético nos convence a cada sequência. E a brasileira Alice Braga que a cada filme vem mostrando que realmente ama o que faz e sabe fazer direito. Mas esses dois ao lado do incomparável Anthony Hopkins ainda são estreantes, mas nem por isso se ofuscaram na sombra de Hopkins. Roubaram a cena e mostraram um verdadeiro show de atuação.

Pois um outro ponto positivo que deve ser apreciado com muita atenção é a bem-vinda caracterização de Anthony Hopkins como um padre de fé oscilante, que destila com graça e sarcasmo toda a sua verve irônica tipicamente britânica, amparado por bons diálogos. Ao ser questionado sobre a suposta simplicidade de um ritual de exorcismo, Padre Lucas (personagem de Hopkins) dispara: “O que você esperava? Cabeças girando? Sopa de ervilha?”, brincando com o clássico de William Friedkin.

Mais um ponto que vale muito a pena de apreciar um pouco mais devagar é o belíssimo roteiro de Michael Petroni, um dos roteiristas do terceiro episódio de ‘As Crônicas de Nárnia’. O filme não apenas levanta questões sobre a Fé, como também propõe em seu subtexto que toda a maldade demoníaca reside na verdade profundamente escondida dentro de cada um de nós. Nos medos infinitos que temos daquilo que nós mesmos cometemos. Vale a discussão!

Infelizmente ‘O Ritual’ foi injusto com duas participações mais que especial, em outras palavras eu diria luxuosas, como do holandês Rutger Hauer (de ‘Blade Runner’) como o pai de Michael, e a belíssima italiana Maria Grazia Cuccinotta (de ’O Carteiro e o Poeta’) escondida no papel da tia de uma garota endemoniada. Desperdício, hein?

Mas tudo bem, De qualquer maneira, o filme é extremamente honesto na sua proposta de realizar um bom entretenimento de terror, dentro dos padrões do cinema de mercado, acima da média do gênero e com respeito ao público. Recomendo mais esse que merece entrar na coleção de qualquer cinéfilo.


Nota: 9
Download:
‘O Ritual’



Título original: (The Rite)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Mikael Håfström
Roteiro: Michael Petroni, inspirado no livro de Matt Baglio
Produção: Beau Flynn e Tripp Vinson
Duração: 114 min.
Gênero: Suspense/Terror
Estúdio: New Line Cinema Contrafilm Fletcher & Company
Distribuidora: New Line Cinema Warner Bros. Entertainment


Elenco:

Anthony Hopkins (Padre Lucas Trevant)
Alice Braga (Angeline)
Rutger Hauer (Istvan Kovak)
Colin O'Donoghue (Michael Kovak)
Ciarán Hinds (Padre Xavier)
Toby Jones (Padre Matthew)
Marta Gastini (Rosaria)
Maria Grazia Cucinotta (Tia Andria)
Arianna Veronesi (Francesca)
Andrea Calligari (Vincenzo)
Chris Marquette (Eddie)
Torrey DeVitto (Nina)
Ben Cheetham (Jovem Michael)
Marija Karan (Sandra)
Rosa Pianeta (Mulher exorcizada no vídeo)


Curiosidades:

- Inspirado em fatos reais;

- O filme tem como base o livro "The Rite", de Matt Baglio, jornalista que conviveu por um período com padres exorcistas. Um deles é Gary Thomas, que foi fazer um curso de exorcismo em Roma para saber distinguir uma possessão de uma doença mental;

- As filmagens aconteceram em locações como Budapeste, na Hungia, e Roma, na Itália;

- O primeiro trailer do filme, contém música de Wojciech Kilar, o mesmo autor da trilha de 'Drácula de Bram Stoker' (1992), filme que também conta com o ator Anthony Hopkins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário