Total de visualizações de página

terça-feira, 26 de julho de 2011

O Vencedor

O diretor David O. Russell não poderia ter feito escolha melhor no longa ‘O Vencedor’, a direção de Russell nos convida a entrar na vida do boxeador Micky Ward e compartilharmos sua desestruturada família. Supomos como a história vai terminar, mas é espantosa a habilidade de O. Russell em dirigir uma viagem cinematográfica tão comum que ao mesmo tempo consegue surpreender o espectador de forma envolvente.

O longa tem como plano de fundo o ano de 1993. Dicky Ecklund (Christian Bale), teve seu auge na vida ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado toda carreira às drogas. Já Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, agora tenta a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação à Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.


Fica muito difícil em dizer quem mais se destacou nesse filme, prova do que estou falando é por Christian Bale que está quase irreconhecível como ator coadjuvante e que lhe rendeu uma estatueta no Oscar por Melhor Ator Coadjuvante. Ele interpretando o irmão problemático é de grande atuação mesmo. O exímio na postura corporal, embocadura, sotaque e olhar flamejante de alguém que perdeu tudo que poderia ter sido. A agonia do personagem quando se persebe que sua vida agora se resulta em absolutamente nada é de mexer com o personagem em grande estilo.


E o ótimo ator Mark Wahlberg, depois da horrível comédia ‘Os Outros Caras’, conseguiu se levantar como o ótimo ator que sempre foi. A atuação dele mostrando o lutador adulto mas completamente inocente é realmente perfeita em todos os sentidos. E claro que não posso esquecer da ótima atuação de Melissa Leo que chega a nos dar raiva de tão neurótica e ambiciosa que é seu personagem e da bela Amy Adams que rouba a cena tentando convencer seu namorado boxeador a enxergar a verdade.


O roteiro junto com a fotografia e o perfeito encaixe da ótima trilha sonora nos deixa com muito orgulho de estar presenciando mais um ótimo longa que vale a pena ser acompanhado a cada segundo que se passa. O que David O. Russell faz é primeiro indicar o caminho para observarmos com atenção essa família, para depois narrar a partir da perspectiva de cada um. Quando somos Dicky, fantasiamos que um canal de TV está fazendo um documentário sobre a volta do ex-boxeador aos ringues.

Ao adotarmos o ponto de vista de Alice, sentimos a dificuldade de ser uma mãe neurótica e expressamos amor da pior maneira possível. Se encaramos como Charlene, ficamos espantados com a loucura que é a família de seu namorado, Micky. Finalmente, se incorporamos o ponto de vista do protagonista, só queremos que todos nos deixem em paz e entrem num acordo.

Recomendo mais esse e garanto que você não vai se decepcionar, os clichês de filmes desse gênero passou longe, só surpresas.


Recomendo!



Nota: 10
Download:
‘O Vencedor’




Título original: (The Fighter)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: David O. Russell
Roteiro: Scott Silver, Paul Tamasy e Eric Johnson
Produção: Dorothy Aufiero, David Hoberman, Ryan Kavanaugh, Todd Lieberman, Paul Tamasy e Mark Wahlberg.
Duração: 114 min.
Gênero: Drama
Estúdio: Mandeville Films / Relativity Media
Distribuidora: Imagem Filmes


Elenco:

Mark Wahlberg (Micky Ward)
Christian Bale (Dicky Eklund )
Amy Adams (Charlene Fleming)
Melissa Leo (Alice Ward)
Jack McGee (George Ward)
Melissa McMeekin (Alice Eklund)
Bianca Hunter (Cathy Eklund)
Erica McDermott (Cindy Eklund)
Jill Quigg (Donna Eklund)
Dendrie Taylor (Gail Eklund)
Kate B. O'Brien (Phyllis Eklund)
Jenna Lamia (Sherri Ward)
Mickey O'Keefe (o próprio)
Frank Renzulli (Sal Lanano)
Caitlin Dwyer (Kasie Ward)
Ross Bickell (Mike Toma)


Curiosidades:


- Inicialmente seria Darren Aronofsky o diretor de 'O Vencedor';

- Matt Damon e Brad Pitt estiveram cotados para interpretar o personagem Dick Ecklund, que ficou com Christian Bale;

- Michael Fassbender fez testes para o elenco, mas não foi selecionado;

- Um papel foi oferecido a Emily Blunt, que o recusou;

- Este é o 3º filme em que o diretor David O. Russell e Mark Wahlberg trabalham juntos. Os demais foram 'Três Reis (1999) e 'Huckabees - A Vida é uma Comédia' (2004);

- Para perder peso, Christian Bale passou vários dias comendo pouquíssimo;

- As filmagens ocorreram entre 13 de julho e 26 de agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário