Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de julho de 2011

IT: Uma Obra Prima do Medo

Lembro como se fosse hoje a primeira vez que assisti o meu primeiro filme de terror e para a minha sorte e azar foi ‘IT: Uma Obra Prima do Medo’. Sorte por ser meu primeiro filme de terror e se tratar de uma adaptação de Stephen King, na época eu nem sabia quem era, mas descobri no ano seguinte e desde então virei fã de tudo que ele escreve. Porém, para o meu azar, eu tinha apenas 7 anos na época que assisti e esse filme foi o responsável pelo meu medo por palhaços. E desde então prometi que nunca mais iria ver novamente.

Pois bem, se passaram muitos anos da primeira e última vez que assisti ao longa que foi considerado pela crítica mundial como a mais bem sucedida adaptação de um livro de Stephen King, e acabei achando, tomei coragem e assisti novamente. Mas percebi que o meu pavor pelo filme se foi (menos meu medo de palhaço, isso é eterno), e aqui estou super feliz por poder falar um pouco sobre esse filme que marcou minha infância e creio que de muitos.

Esse longa que faz jus ao nome, sendo uma verdadeira obra prima, nos apresenta Derry, no Maine, uma pacata cidade que foi aterrorizada 30 anos atrás por um ser conhecido como "A Coisa". Suas vítimas eram crianças, sendo que se apresentava na maioria das vezes como o palhaço Pennywise. Com esta forma ele reaparece, 30 anos depois. Quem sente sua presença é Michael Hanlon (Tim Reid), um bibliotecário e único de um grupo de sete amigos que continuou morando em Derry. Assim ele liga para Richard Tozier (Harry Anderson), Eddie Kaspbrak (Dennis Christopher), Stanley Uris (Richard Masur), Beverly Marsh Rogan (Annette O'Toole), Ben Hanscom (John Ritter) e William Denbrough (Richard Thomas), pois todos os sete quando jovens viram "A Coisa" e juraram combatê-la caso surgisse outra vez. Porém este juramento pode custar suas vidas.

Nesse verdadeiro épico, o autor brinca com múltiplos personagens, cronologias paralelas e sobrepostas, além de temas socioculturais como a infância e o envelhecimento, entre muitos outros. A trama é muito envolvente, onde o passado e presente dialogam de forma perfeita, King ofereceu a seus leitores não apenas o mais violento épico de terror que já produziu, como também uma ótima história sobre amor, amizade e esperança.

A tarefa para adaptar o romance de Stephen King coube a Lawrence D. Cohen e Tommy Lee Wallace (que ganhou projeção com ‘A Hora do Espanto 2’ (Fright Night 2) de 1988) que conseguiu fazer 192 minutos de puro terror e suspense com sequência de cenas capaz de deixar qualquer ser vivo de cabelo em pé.

O Ator Tim Curry, foi o responsável em dar vida para o papel do palhaço Pennywise, e nem preciso dizer a perfeição que resultou. O roteiro mais do que bem amarrado nos envolve no drama a cada cena que temos a aparição do monstro. Deve-se reconhecer que reduzir um livro de quase 800 páginas a um filme de 192 minutos não é tarefa fácil, principalmente tratando-se de uma história tão complexa como a de "IT", e naturalmente tem que deixar de fora vários elementos da obra original e mesmo assim manter a espinha dorsal da mesma. Quem já leu o livro sentiu falta de várias coisas no filme, porém, a caracterização de Pennywise é realmente assustadora e consegue manter a atenção todo o tempo.

O que se deve lembrar para quem nunca assistiu, é que esse filme já tem 21 anos, então não espere os efeitos especiais dignos e nem um romance bobo no decorrer da trama, as imagens não são tão dignas, mas é perfeito para um filme dos anos 90.

Recomendo mais esse grande clássico que marcou várias gerações e que ainda pode marca, por na verdade, os filmes de terror estão a cada dia extintos. Mais um bom motivo para você não perder tempo e adicionar mais esse para sua coleção.


Nota: 9
Download:
‘IT: Uma Obra Prima do Medo’



Título original: (It)
Lançamento: 1990 (EUA)
Direção: Tommy Lee Wallace
Roteiro: Lawrence D. Cohen e Tommy Lee Wallace, baseado em livro de Stephen King.
Produção: Mark Bacino
Duração: 192 min.
Gênero: Terror
Estúdio: Warner Bros. Television / Lorimar Television / Green/Epstein Productions / Konigsberg/Sanitsky Company
Distribuidora: Warner Bros. Television


Elenco:

Seth Green (Richard Tozier - 12 anos)
Harry Anderson (Richard / Trashmouth' Tozier)
Dennis Christopher (Eddie Kaspbrak)
Richard Masur (Stanley Uris)
Annette O'Toole (Beverly Marsh Rogan)
Tim Reid (Michael Hanlon)
John Ritter (Ben Hanscom)
Richard Thomas (William Denbrough)
Tim Curry (Robert Gray / Pennywise / A Coisa)
Jonathan Brandis (William Denbrough - 12 anos)
Brandon Crane (Ben Hanscom - 12 anos)
Adam Faraizl (Eddie Kaspbrak - 12 anos)
Ben Heller (Stanley Uris - 12 anos)
Emily Perkins (Beverly Marsh - 12 anos)
Marlon Taylor (Michael Hanlon - 12 anos)
Jarred Blancard (Henry Bowrs - 14 anos)
Olivia Hussey (Audra Phillips Denbrough)
Michael Cole (Henry Bowers)
Sheila Moore (Sonya Kaspbrak)
Florence Patterson (Gray Kersh)
Claire Brown (Arlene Hanscomb)


Curiosidades:

- Originalmente possuía 187 minutos;

- no Brasil o filme ficou com 157 minutos;

- Feito para a TV norte-americana.

Um comentário:

  1. Eu adorei essa obra prima do medo. Amei a história. Li o livro em que esta baseado faz alguns anos e foi uma das melhores leituras até hoje. Acho que A Coisa filme completo é um dos melhores filmes de Stephen King filmes. Vi que Andy Muschietti foi o diretor responsável do filme e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir