Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

VIPs

O filme nacional ‘VIPs’ pode até ter sido o grande vencedor do Festival do Rio do ano passado, onde levou os prêmios de Melhor Ficção, Direção, Montagem, Ator (Wagner Moura), Ator Coadjuvante (Jorge D'Elia) e Atriz Coadjuvante (Gisele Fróes). Esse é o primeiro longa do diretor Toniko Melo. Mas na minha opinião esse é só mais um longa nacional que deve cair fácil no esquecimento do espectador.

O longa mostra a história de Marcelo Nascimento da Rocha (Wagner Moura), conhecido no Brasil todo, quando enganou o apresentador Amaury Junior, fazendo-se passar por Henrique Constantino, filho do dono da Gol, num Carnaval fora de época no Recife, em 2001. Ele chegou a transportar algumas pessoas, inclusive o ator Ricardo Macchi, em um jatinho de outra pessoa influente. Porém, pouca gente sabe que Marcelo Nascimento da Rocha já tinha fingido ser piloto de avião, membro da banda Engenheiros do Hawaii e, depois de preso, líder do PCC.

O ponto de partida do personagem de Wagner Moura é muito bom, todo o elenco ta de parabéns, mas nem direção e nem roteiro consegue entrar em acordo ao decorrer de toda a trama. O fato do diretor se inspirar na ficção e deixando a história real de lado acaba deixando o “baseado em fatos reais” confuso e estranho, ele transforma o golpista em outro personagem a cada sequência do longa e acaba que nos contando uma história diferente do que já é esperado.

Sem dúvida alguma que Wagner Moura merece toda atenção desse longa por mais fraco que seja, ele consegue dominar o personagem que até esquecemos que o mesmo já foi um policial mais que durão no perfeito ‘Tropa de Elite’. Mas esse roteiro está fraco demais. Essa segunda estória prefere atribuir suas mentiras a algum tipo de distúrbio ou perturbação anterior de menor importância para a história. Pincela aqui e ali uma psicologia de botequim, mas este não é o foco do trabalho. Marcelo não chega a ser um vilão. Ele não seria imoral, mas amoral, mesmo porque estes conceitos são cada dia menos definíveis. O importante é que o personagem é convincente em certo ponto, mas infelizmente não consegue ter o carisma necessário para que seja criada a tão necessária empatia com o público.

Particularmente, esperava muito mais desse longa que tanto foi aclamado pelo publico e por alguns críticos, mas o fato é que ‘VIPs’ é fraco, monótono, ah história (ou estória), não anda em momento algum. Não recomendo esse que sem dúvida não deve ser conferido.


Nota: 4
Download:
‘VIPs’



Título original: (VIPs)
Lançamento: 2011 (Brasil, EUA)
Direção: Toniko Melo
Roteiro: Bráulio Mantovani e Thiago Dottori, baseado em livro de Mariana Caltabiano
Produção: Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Bel Berlinck
Duração: 96 min.
Gênero: Drama
Estúdio: O2 Filmes / Focus International
Distribuidora: Universal Pictures


Elenco:

Wagner Moura (Marcelo)
Gisele Fróes (Sílvia)
Juliano Cazarré (Banã)
Jorge D'Elia (Patrão)
Norival Rizzo
Roger Golbeth
Arieta Corrêa
Amaury Jr.


Curiosidades:

- Primeiro filme de Toniko Melo, publicitário premiado, sozinho na direção. Seu outro longa, 'Som e Fúria' (2008), foi dirigido em parceria com Fernando Meirelles;

- Wagner Moura teve aulas de aviação para protagonizar VIPs;

- Fernando Meirelles (Cidade de Deus) é um dos produtores do filme;

- 'VIPs' foi exibido no Festival do Rio e faturou cinco prêmios, entre eles, de Melhor Filme;

- O filme é baseado no livro “Vips - Histórias Reais de um Mentiroso”, de Mariana Caltabiano, diretora de 'Brasil Animado' (2011) e do documentário 'VIPs - Histórias Reais de um Mentiroso', exibido no Festival do Rio 2010;

- Marcelo Nascimento Rocha é um criminoso que ficou célebre por se fazer passar por várias pessoas, entre elas um dos donos da companhia de aviação Gol e até um dos líderes da facção criminosa PCC;

- Quando rodavam em Pindamonhangaba, São Paulo, a produção selecionou cerca de 200 figurantes para participar da filmagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário