A pergunta é sempre a mesma: será que vale a pena refazer filmes de sucesso? Para os produtores, geralmente, sim. Eles já vão para o mercado com a vantagem de trabalhar um título conhecido, e contam com a certeza de um bom volume de mídia gratuita, já que as comparações serão inevitáveis. E isso sempre dá matéria. Já para a chamada cinefilia, ou seja, para o prazer de quem curte cinema, geralmente não, pois também é praticamente inevitável que o remake já nasça com um sabor requentado.
E quem não se lembra do ótimo comédia/terror ‘A Hora do Espanto’, clássico da sessão da tarda?
Na minha opinião, era um dos melhores que passava ah tarde nos anos 90, o longa dirigido por Tom Holland em 1985, ganhou um remake em 2011, dirigido pelo não tão famoso e duvidoso Craig Gillespie, responsável por ‘A Garota Ideal’ e ‘Em Pé de Guerra’, Gillespie conseguiu fazer um filme, ou melhor, um remake a altura, me arrisco em dizer que talvez fez até melhor que o original. O longa é digno para com seu antecessor. Consegue segurar um bom clima de suspense e terror durante toda a trama, traz um humor equilibrado nos momentos adequados, trabalha com um elenco eficiente e homogêneo, e ainda faz do sempre bom Colin Farrell um vampiro dos mais críveis e descolados.
Charley (Anton Yelchin) está encantado por sua namorada Amy (Imogen Poots), o que faz com que ele não dê muita atenção ao papo do ex amigo nerd Ed (Christopher Mintz-Plasse) sobre o fato do novo vizinho dele, Jerry Dandridge (Colin Farrell), ser um vampiro. Na verdade, nem mesmo sua mãe Jane (Toni Collette) acredita que ele possa fazer mal a alguém, mas o sumiço de Ed faz com que Charley comece a investigar e a sua descoberta coloca todos em sua volta em perigo. Sua única salvação parece ser Peter Vincent (David Tennant), um famoso mágico da cidade, que parecia entender tudo de vampiros, mas depois afirma ser tudo fantasia. O resto você já sabe. Ou, pelo menos, quem viu o original já sabe.
Anton Yelchin, que viveu Chekov em ‘Star Trek’ está ótimo atuando como o adolescente que faz de tudo para ser descolado, o roteiro lhe serviu como uma luva e sua atuação é digna do original, já Colin Farrel, mais uma vez dispensa comentários, mais uma vez arrebentando em seus papeis e dessa vez como o vampiro sanguinário com muita sede. Mas todos estão muito bem no enredo até mesmo Christopher Mintz-Plasse, que estreou em ‘Superbad - É Hoje’, está em um ótimo papel.
Se por um lado este novo ‘A Hora do Espanto’ não vai entrar na lista do melhores terrores dos últimos anos, por outro lado ele também não faz feio. Funciona como um entretenimento de qualidade, e se preocupa mais com a criação de clima que com sustos fáceis.
Um certo excesso musical cansativo, típico do gênero, acaba sendo compensado por uma ótima direção de atores, nivelada por cima. E com uma pequena surpresa: o motorista que se envolve num violento acidente com o carro de Charlie e sua mãe (e que acaba tendo seu pescoço chupado) é Chris Sarandon, o vampiro do filme original, aqui numa rápida participação.
Nota: 8.5
Download: ‘A Hora do Espanto’
Título original: (Fright Night)
Lançamento: 2011 (Estados Unidos)
Direção: Craig Gillespie
Roteiro: Marti Noxon, baseado na história e filme de Tom Holland
Duração: 120 min.
Gênero: Terror
Estúdio: DreamWorks SKG Gaeta / Rosenzweig Films Michael De Luca Productions
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures (EUA)
Elenco:
Colin Farrell (Jerry Dandrige)
Anton Yelchin (Charley Brewster)
Toni Collette (Jane Brewster)
Christopher Mintz-Plasse ('Evil' Ed Thompson)
David Tennant (Peter Vincent)
Imogen Poots (Amy Peterson)
Dave Franco (Mark)
Emily Montague (Doris)
Will Denton (Adam)
Chelsea Tavares (Cara)
Reid Ewing (Ben)
Grace Phipps (Bee)
Sandra Vergara (Ginger)
Charlie B. Brown (Médico)
Curiosidades
- O orçamento estimado do novo 'A Hora do Espanto' é de US$ 17 milhões;
- O filme original, 'A Hora do Espanto', foi lançado em 1985 e tornou-se uma referência de um "novo" gênero batizado de terrir, por misturar bem elementos do humor com o medo;
- O novo filme é dos mesmos produtores de 'Motoqueiro Fantasma' e 'Códigos de Guerra';
- As filmagens começaram no primeiro semestre de 2010;
- O ator Chris Sarandon, que fez o vampiro protagonista no original, faz uma pequena participação nesta refilmagem;
- Esta inusitada co-produção, que une EUA e Índia, não foi bem recebida no mercado norte-americano, onde faturou pouco mais da metade do seu custo estimado de US$ 30 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário