Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

10 clássicos de Quentin Tarantino


Uma boa dica de filmes clássicos é sempre bem vindo, e para a primeira dica do blog Em Set, vou abrir com um dos meus diretores que mais admiro. Ai vai 10 dicas dos melhores filmes do diretor, ator, roteirista e produtor: Quentin Tarantino (foto).




Pulp Fiction – Tempo de Violência (Pulp Fiction) (1994): Esse longa apresenta três histórias de forma não cronológica. Em uma, aparecem Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), que são dois mafiosos com a missão de fazer uma cobrança a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames). Em outra história, Vincent deve levar Mia Wallace (Uma Thurman) - mulher de seu chefe - para se divertir enquanto ele viaja. Por último, é contada a história de Butch Coolidge (Bruce Willis), um pugilista que foi comprado por Marsellus para perder uma luta, mas não cumpriu sua parte no acordo e agora precisa fugir do mafioso.


Do gênero policial, dirigido e escrito por Quentin Tarantino que também está no elenco, baseado em história dele e de Roger Avary.



Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) (1992): Conta a história de um grupo de ladrões contratados para fazer um roubo a uma joalheria. Os membros deste grupo não se conhecem e a ordem é de não passassem nenhuma informação pessoal entre eles, nem mesmo o nome, pois, no caso de algum ser eventualmente descoberto, a polícia não teria como chegar aos outros. Sendo assim cada membro do grupo recebia o nome de uma cor. Porém no dia do assalto algo errado acontece. A polícia invade a joalheria no momento do roubo e um tiroteio acontece. Suspeitam então que entre eles existe um traidor, mas como ninguém se conhece, pode ser qualquer um.

Esse é o primeiro filme de Quentin Tarantino como diretor. Está no elenco também.



Um Drink no Inferno (From Dusk Till Dawn) (1996): Dois criminosos em fuga de assalto a banco fazem como reféns uma família que está viajando nas férias, eles viajam até o México e resolvem passar a noite em um bar chamado Tetinhas Mentirosas, porém, no meio da noite eles descobrem que estão dentro do inferno.


Um roteiro excelente de Quentin Tarantino e atuado pelo mesmo.



Assassinos Por Natureza (Natural Born Killers) (1994): Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.


Um filme de extrema violência, com roteiro de Quentin Tarantino.



Kill Bill Vol. 1 (2003): Originalmente concebido como um único filme, foi lançado em dois volumes (nos EUA, Kill Bill: Volume 1 em 2003 e Kill Bill: Volume 2 em 2004), devido à sua duração de aproximadamente quatro horas. O filme é um drama fictício de vingança, que homenageia antigos gêneros, tais como filmes antigos asiáticos de kung fu, filmes japoneses de samurai, italiano, trash, anime, e uma grande referência à música popular e cultura pop e alta violência deliberada.

O longa narra a história de de vingança da Noiva ou Mamba Negra (Uma Thurman) ela é uma perigosa assassina, que trabalha em um grupo liderado por Bill (David Carradine) e que é composto por mais três mulheres. Mamba Negra ela está prestes a se casar com Bill, mas no dia de seu casamento seu noivo e companheiras de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Ela fica cinco anos em coma, até despertar com um único desejo: a vingança.

Nesta primeira parte Quentin Tarantino exerceu o seu poder ao criar uma obra com violência impressionante. Há pitadas de humor e muita ação.
Há curiosidades que percebemos ao assistir o vol.1: a primeira delas é que o próprio Bill nunca aparece. Só ouvimos sua voz em alguns momentos e sua mão direita aparece brevemente. Outra é o nome verdadeiro da Noiva. Toda vez que é citado, um bip encobre o som e não conseguimos identificá-lo. Uma dica é prestar atenção na passagem aérea quando a Noiva vai para Tóquio ou Okinawa.



Kill Bill Vol.2 (2004): Diferente da primeira parte, esse possui menos sangue jorrando. Há preferência pelas falas dos personagens, uma das característica do diretor Tarantino. Neste filme a lista da Noiva vai diminuindo, começando por Budd (Michael Madsen), o irmão de Bill e Elle Driver (Daryl Hannah).


O nome verdadeiro da Noiva é revelado, como ela aprendeu a manejar uma espada em cenas muito bem humoradas com o mestre Pai Mei (Gordon Liu) e também vemos a personagem principal ser enterrada viva. O destaque fica para o confronto com Bill (David Carradine) e também pela atuação da estreante Perla Haney-Jardine no papel de B.B.



Sin City - A cidade do pecado (Sin City) (2005): Sin City é uma cidade que seduz as pessoas. Nela vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, com alguns estando em busca de vingança e outros em busca de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após levar para casa a bela Goldie (Jaime King), ela aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade em uma jornada pessoal, em busca de vingança. Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que restando apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.


Quentin Tarantino foi apenas convidado como diretor, mas faz parte de seu currículo, não podia ficar de fora da lista.



O Grande Hotel (Four Rooms) (1995): Na véspera de Ano Novo, no Mon Signor Hotel, um tradicional hotel de Hollywood que agora passa por uma crise, acontece quatro histórias curiosas que envolvem Ted (Tim Roth), um mensageiro, em seu primeiro dia de trabalho. No primeiro segmento, "O Ingrediente Que Faltava", uma irmandade de cinco bruxas se reúne na suíte nupcial para tentar desfazer um feitiço. Na segunda história Ted vai entregar gelo, mas o faz no quarto e acaba vendo Sigfried (David Proval) amarrar e amordaçar Angela (Jennifer Beals), sua esposa, pois desconfia que ela seja infiel. No terceiro conto um casal com dois filhos quer sair para se divertir sem levar as crianças, assim o pai dá 500 dólares para Ted e ele em troca tem de dar uma atenção especial às crianças, que o tempo todo passam a pedir a presença de Ted. No último segmento ele se vê no meio de uma aposta, pois o hóspede da cobertura apostou um carro de colecionador contra um dedo mindinho.

Quentin Tarantino alem de dirigir esse longa, também está no elenco.



Jackie Brown (1997): Jackie Brown é uma aeromoça, funcionária de uma companhia aérea de segunda linha, que reforça o seu baixo salário trazendo para o país dinheiro sujo de um traficante de armas, Ordell Robbie. Um dia, ela é pega por policiais com uma alta soma numa mala. Mas estes lhe oferecem a liberdade se os ajudar a pegar o traficante.


Quentin Tarantino é apenas roteirista nesse longa.



Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds) (2009): 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário