O longa de estréia da diretora Sam Taylor-Wood, O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy), 2010, Narra a historia da adolescência de John Lennon, como um típico garoto de classe média.
Apesar do pano de fundo musical, o roteiro de Matt Greenhalgh – também autor do script de Control, cinebiografia sobre Ian Curtis, do Joy Division -, baseado no romance biográfico “Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon”, escrito por Julia Baird, concentra a trama na dramática e turbulenta adolescência do artista.
O filme conta os 15 anos de John Lennon (Aaron Johnson), um adolescente inteligente e rebelde, que vive desde os cinco anos de idade com sua rígida tia Mimi (Kristin Scott Thomas). Um amigo descobre onde a mãe (Anne-Marie Duff) de John está morando e o leva para conhece-lá, ela leva um estilo de vida completamente diferente. Influenciado por ela, aprende a tocar banjo, onde ele se vê apaixonado pelo Rock'n'Roll, influenciado por Elvis Presley, após ver uma chama do astro no cinema, John tem a ideia de montar com os colegas da escola uma banda, chamada de "The Quarrymen" onde conhece George Harrison (Sam Bell) e descobre no amigo Paul McCartney (Thomas Sangster) uma forte sintonia.
Se você não gosta de John Lennon ou dos Beatles, esse filme não vai lhe chamar a atenção, mas mesmo assim recomendo, pode até mudar a opinião de muita gente sobre o Lennon. Porém, não é um filme sobre os Beatles, o nome nem chega a ser citado no filme.
Mas recomendo, é um ótimo filme sobre a vida de uma lenda do Rock’n’Roll, os atores estão perfeitos em seus papéis. Nem preciso dizer sobre a trilha sonora do filme, é outra que recomendo.
Mas é isso, Beatlemaníaco ou não, O Garoto de Liverpool é mais um clássico, e uma espécie de prequel para a lenda dos Beatles. E que deixa a mensagem: “o amor é tudo o que você precisa”.
Nota: 8.5
Aaron Johnson (John Lennon)
Kristin Scott Thomas (Mimi Smith)
David Threlfall (Tio George)
Josh Bolt (Pete Shotton)
Anne-Marie Duff (Julia Lennon)
Ophelia Lovibond (Marie Kennedy)
James Johnson (Stan Parks)
David Morrissey (Bobby Dykins)
Thomas Sangster (Paul McCartney)
Sam Bell (George Harrison)
Colin Tierney (Alfie Lennon)
Jack McElhone (Eric Griffiths)
Daniel Ross (Nigel Whalley)
Sam Wilmott (Colin Hanton)
Richard Syms (Reverendo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário