Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus

Se tem um nome que fará muita falta no mundo cinematográfico, esse nome só pode ser Heath Ledger, que nos deixou precocemente no ano de 2008. Prova de todo o seu talento, foi a ótima atuação no longa 'O Segredo de Brokeback Mountain'(Brokeback Mountain) e na pele do maior vilão da história do cinema como Coringa em 'Batman – Cavaleiro das Trevas' (The Dark Knight).

'O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus' (The Imaginarium Of Dr. Parnassus), de 2009, trouxe Heath mais uma vez para os fãs, mas com um grande detalhe, porém, a morte do ator durante as filmagens tornou Dr. Parnassus obrigatório e ainda mais delirante.

A promessa que o longa faz ao telespectador é transcender a realidade pela imaginação, em outras palavras, é um filme impressionante. Mas essa figura de linguagem encontrou no meio do caminho a morte real. O astro do Longa, Eath Ledger, morreu durantes as filmagens. Para salvar o que parecia irremediável, o diretor Terry Gillam recorreu a uma forma de ilusionismo: a edição digital.

Com um roteiro bem elaborado, com muita criatividade, fotografia impecável, 'O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus', não poderia ficar melhor, e a perfeição ainda está por vir. Edger se encantou com a fábula sobre um grupo de teatro mambembe que percorre as ruas sujas da cidade em um palco sobre rodas. Assim assumiu o papel de protagonista, o saltimbanco Tony.

A trama rola pela imaginação através de um espelho, Tony surge pendurado por uma corda na ponte e é resgatado pela trupe, formada pelo mágico Anton (Andrew Garfield), o anão Percy (Verne Troyer), a ingênua Valentina (Lily Cole), filha do mentor Doutor Parnassus (Christopher Plummer). Ele tem 1000 anos de idade e é capaz de levitar, adquiriu tais poderes ao fazer um pacto com o diabo “Nick” (Tom Waits). Em troca ele prometeu ao diabo que lhe daria Valentina, quando completasse 16 anos.

O aniversário da moça se aproxima, e Parnassus entra em pânico. A presença de Tony altera o cotidiano da companhia. Até então, os atores tentam inutilmente convidar as pessoas a ver o espetáculo.

Valentina e Tony se apaixonam, mas o diabo vem para fazer a cobrança. Enquanto Parnassus tenta renegociar a dívida, o casal foge pelo espelho. As filmagens se encerraram nesse ponto da trama, daí em diante, com a morte do ator, Gilliam pensou em parar. De notória má sorte, já havia passado por isso em situações parecidas. Mas decidiu seguir. Tinha um grande número de sequências com ledger suficiente para prolongar a vida do personagem por meio digital.

Foi nisso que Terry Gilliam soube usar sua imaginação e consegui convencer três grandes nomes e amigos de Ledger - Jude Law, Johnny Deep e Colin Farrel – a viver Tony além do espelho. Cada um viveu uma faceta do herói e ao mesmo tempo prestou tributo ao amigo.

Nisso, Dr. Parnassus ganhou novos ângulos de loucura e extravagância. O filme critica a leviandade da sociedade de consumo e defende a abolição da realidade. Mas a utopia se realizou no mundo concreto. Lá está Heath Ledger vivo, em imagens delirantes. Não poderia haver melhor legado. A arte vence a morte.



O inglês Jude Law vive o escrachado, através do espelho mágico, Tony surge como palhaço. Conta piadas e faz micaragens.


O americano Johnny Deep faz o papel do romântico, outra “viagem” pelo espelho leva Tony a se ver como um dançarino.


O irlandês Collin Farrel representa o lado ambicioso e mais humano de Tony. Ele quer fama, dinheiro e mulheres.








Nota: 9




Título original: (The Imaginarium of Dr. Parnassus)
Lançamento: 2009 (Canadá, França, Inglaterra)
Direção: Terry Gilliam
Roteiro: Charles McKeown e Terry Gilliam
Duração: 122 min
Gênero: Aventura
Distribuidora: Sony Pictures Classics

Elenco:

Heath Ledger (Tony)
Johnny Depp (Tony - 1ª transformação)
Jude Law (Tony - 2ª transformação)
Colin Farrell (Tony - 3ª transformação)
Christopher Plummer (Dr. Parnassus)
Lily Cole (Valentina)
Tom Waits (Sr. Nick)
Verne Troyer (Percy)
Andrew Garfield (Anton)
Paloma Faith (Sally)
Carrie Genzel (Jornalista)
Ryan Grantham (Anton - pequeno)
Peter Stormare (O Presidente)


Curiosidades:

- Último filme estrelado por Heath Ledger, que faleceu durante as filmagens;

- Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell doaram seus cachês ganhos por 'O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus' para Matilda, filha de Heath Ledger, como forma de ajudá - la a ter um um futuro econômico tranquilo;

- Este é o 2º filme em que o diretor Terry Gilliam e o ator Johnny Depp trabalham juntos. O anterior foi 'Medo e Delírio' (1998);

- Este é o 2º filme em que o diretor Terry Gilliam e o ator Heath Ledger trabalham juntos. O anterior foi 'Os Irmãos Grimm' (2005);

- Este é o 2º filme em que o diretor Terry Gilliam e o ator Christopher Plummer trabalham juntos. O anterior foi 'Os 12 Macacos' (1995);

- Parte dos diálogos cômicos foram improvisados por Heath Ledger nos sets de filmagens;

- É o 1º filme em que Terry Gilliam elabora o storyboard desde 'As Aventuras do Barão Munchausen' (1988);

_ 'O Mundo Imaginário do dr. Parnassus' teve duas indicações ao Oscar na categoria de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Duas indicações para o BAFTA na categoria de Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte;

- O orçamento de 'O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus' foi de US$ 45 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário