David Fincher foi o responsável pelo clássico ‘Clube da Luta’ e do ótimo ‘O Curioso Caso de Benjamin Button’. Agora, mas uma vez na direção de um filme, ele dirige o tão polêmico filme ‘A Rede Social’, quem nem estreou direito e já tinha várias criticas positivas sobre o mesmo.
O filme sobre a criação do Facebook vale cada centavo do ingresso aos interessados em saber como um garoto de apenas 20 anos de idade consegue, a partir de uma simples ideia conquistar uma grande fama e uma conta milionária da noite para o dia.
O longa é baseado no livro ‘Bilionário por Acaso’, de Bem Mezrich. O ótimo roteiro ficou por conta de Aaron Sorkin (Jogos do Poder), que chegou a ser contestado pelo próprio Mark Zuckerberg, criador do Facebook, que, durante vária entrevista, chegou a dizer que o mundo cinematográfico sente uma grande necessidade de contextualizar tudo, até mesmo, mostrar que o principal motivo dele ter criado a rede social, teria sido o término de um namoro e não apenas um momento de gênio, uma ideia que ele mesmo denomina como “cool”.
Com um diálogo confuso logo de ínico do filme, a trama se desenrola a partir de uma desilusão amorosa sofrida pelo jovem Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), ex-estudante de Harvard. No fim do namoro é onde se desencadeia uma de suas genialidade, na mesma noite, ele desenvolve um site entre várias garotas do campus, que se torna um sucesso imediato, daí para a criação da popular rede sócia foi apenas um pulo.
Mas em meio a todo esse processo, o criador do Facebook acaba sofrendo dois processos judiciais: um dos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss (Armie Hammer), pelo o roubo da ideia enquanto desenvolviam um site de exclusivo para os alunos de Harvard. Outro pelo seu melhor amigo, o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield – o futuro Peter Parker do novo Homem-Aranha), quando Sean Parker (Justin Timberlake), o encrenqueiro criador do Napster que caí de pára-quedas na jogada.
O ator Jesse Eisenberg (Zumbilândia), é o maior merecedor de todas as criticas positivas, sem grandes alterações de expressão, convence no papel principal do jovem nerd, ao mostrar toda a sua obsessão com sua criação e também, no caso do longa, o seu rancor com a antiga namorada. Mas quem mais se destaca e o jovem cantor Justin Timberlake (Alpha Dog), na pele do festeiro Sean Parker. É ele o causador da briga judicial em Mark e Eduardo, além de ainda beliscar uma pequena porcentagem dos lucros do Facebook.
Tai mais um filme que veio para disputar o Oscar de cabeça erguida, sem medo de levar algumas estatuetas e deixar muitos de boca aberta, ótimo filme.
Recomendo.
Nota: 9
Título original: (The Social Network)
Lançamento: 2010
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich
Duração: 121 min
Gênero: Drama
Distribuidora: Sony Pictures Entertainment / Columbia Pictures
Elenco:
Jesse Eisenberg (Mark Zuckerberg)
Andrew Garfield (Eduardo Saverin)
Justin Timberlake (Sean Parker
Joseph Mazzello (Dustin Moskovitz)
Rooney Mara (Erica)
Malese Jow (Alice)
Armie Hammer (Cameron Winklevoss)
Liam Ferguson (Brian)
Douglas Urbanski (Larry Summers)
Bryan Barter (Billy Olsen)
Patrick Mapel (Chris Hughes)
Denise Grayson (Gretchen)
John Getz (Sy)
Rashida Jones (Marylin Delpy)
Armie Hammer (Cameron Winklevoss / Tyler Winklevoss)
Josh Pence (Tyler Winklevoss)
Max Minghella (Divya Narendra)
Steve Sires (Bill Gates)
Brenda Song (Christy)
Malese Joy (Alice)
Abhi Sinha (Vikram)
Mark Saul (Bob)
Cedric Sanders (Reggie)
Dakota Johnson (Amelia Ritter)
Douglas Urbanski (Larry Summers)
James Shanklin (Príncipe Albert)
John Hayden (Howard Winklevoss)
Caleb Landry Jones (Jovem da fraternidade)
Curiosidades:
- Inspirado na história do surgimento da rede social Facebook;
- Kevin Spacey é produtor executivo do longa;
- É a segunda vez que Spacey e Dana Brunetti trabalham juntos na produção de um filme. A primeira foi em 'Quebrando a Banca' (2008);
- Ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora
- O orçamento de 'A Rede Social' foi de US$ 50 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário