Total de visualizações de página

sábado, 22 de janeiro de 2011

Enterrado Vivo

É muito provável que você vai ler muito sobre o longa do diretor Rodrigo Cortés em ‘Enterrado Vivo’ (Buried). Principalmente que o filme deveria ter uma tarja em seu cartaz alertando que não é recomendado para pessoas que sofrem de claustrofobia. Pois bem, faça um favor a você mesmo: acredite em tudo que ler se for neste sentido. Esse é um filme de tirar o fôlego realmente, e isto não é uma força de expressão.

Toda a ação do filme (estou dizendo toda mesmo!) se passa dentro de um simples caixão enterrado, com um motorista de caminhão Paul (Ryan Reynolds), foi como diz o título do longa, ele foi enterrado vivo. Dentro do caixão ele encontra um isqueiro e um celular. Mas a pergunta que o espectador e o protagonista faz é: Por quê? Por quem? Para quê? Estas e outras perguntas (que não falta), serão respondidas lentas e desesperadamente até o final da trama.

‘Enterrado Vivo’ radicaliza ao extremo do tudo que você pode imaginar, são 95 minutos de uma única cena, o espaço de um caixão de madeira, e a ação desesperada da luta pela sobrevivência. Que passa pelo conceito da consciência ou não do que está acontecendo.

Haja criatividade e talento para em tempos de grandes produções virtuais, segurar a atenção do público dentro deste conceito tão espremido. Talento que não faltou também para o roteirista Chris Saprling e do diretor Rodrigo Cortés. Para resumir de vez, trata-se de um filme bom, sob todos os aspectos. Uma pequena e escorregada poderia até ser fatal para o longa que felizmente, o tropeço não aconteceu.

O roteiro por vez é muito bem feito, muito bem amarrado e otimamente resolvido da primeira á última cena, sempre revelando em tempos preciosos as resoluções da trama. Sem contar com a boa interpretação de Ryan Reynolds (X-Men Origens: Wolverine), tudo pelo jeito foi pensado com os devidos cuidados, exeto de um ou dois momentos que a câmera mostra um ângulo do caixão, que acaba quebrando um pouco da ilusão por alguns segundos.

Recomendo.


Nota: 8



Título original: (Buried)
Lançamento: 2010 (Espanha)
Direção: Rodrigo Cortés
Roteiro: Chris Sparling
Duração: 95 min
Gênero: Suspense
Distribuidora: Studio 37 (Espanha) California Filmes (Brasil)

Elenco:

Ryan Reynolds
(Paul Conroy)
Samantha Mathis (Linda Conroy)
Robert Paterson (Dan Brenner)
José Luis García Pérez (Jabir)
Stephen Tobolowsky (Alan Davenport)
Ivana Miño (Pamela Lutti)
Erik Palladino (Agente Harris)
Warner Loughlin (Donna Mitchell / Maryanne Conroy)
Judy Reyes (Atendente 411 Operadora)
Anne Lockhart (Telefonista Emergência)


Curiosidades:

- O roteiro de 'Enterrado Vivo' chegou a ser apresentado para grandes empresas, mas ninguém se aventurou em bancar a ideia;

- Fez muito sucesso no Sundance Festival de 2009 e foi comprado pela Lionsgate por US$ 3,2 milhões;

- Rodado em cerca duas semanas;

- Seu orçamento foi de apenas US$ 3 milhões;

- Foram usados cinco caixões para as filmagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário