Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os 10 mais vampirescos do cinema

O Blog Em Set a partir desse mês vai começar com algumas novidades. E para começar esse é o primeiro Top 10 e com essa onde de vampiro pra lá, vampiro pra cá, selecionei os “sanguessugas” que fizeram sucesso no mundo dos cinemas.

Eles são maldosos, sexy, sedutores e totalmente fatais. Claro que figuras clássicas como Conde Drácula não ficaram de fora desta lista. E você sabia que Brad Pitt e Salma Hayek já viveram vampiros nas telonas?

Ah, e só para lembrar, o vampiro afeminado Edward Cullen, NÃO tem seu lugar especial por aqui. Esse Top 10 é sobre os verdadeiros clássicos vampirescos da história da Sétima Arte!



‘Nosferatu’ (1922) é um dos filmes que mais representa o que muitos dizem do “verdadeiro vampiro”. É um clássico expressionista do cinema mudo de F. W. Murnau, baseado no célebre romance “Drácula de Bram Stoker”, embora com nomes de personagens e lugares alterados, pois os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar este filme. Interpretado por Max Schreck, o vilão tinha uma caracterização pra lá de especial e atípica: bem branco, com orelhas nada comuns, unhas enormes e era baixinho. Vale registrar que, na época, o público dizia que Max era um vampiro de verdade.


O longa ‘Drácula de Bram Stoker’ (1992), dirigido por Francis Ford Coppola. Conta a história do líder romeno Vlad Tepes (Drácula), interpretado por Gary Oldman, que ao defender a igreja romana contra o ataque de turcos tem sua noiva Elisabetha enganada: esta crê que seu amado morreu e então atira-se no rio chamado "Princesa". Vlad, ao retornar da guerra e constatar a morte de sua amada, e condenada ao inferno (pois se matara), renuncia e renega a Deus, à igreja e, jurando só beber sangue a partir daquele momento, sendo assim condenado à sede eterna, ou seja, ao vampirismo.


Talvez o filme mais conhecido dos fãs de vampiros seja ‘Drácula’ (1931). O longa contava a história de um vampiro de modo bem macabro e assustador, aonde o advogado Renfield (Dwight Frye) chega ao castelo do Conde Drácula na Transilvânia. Sua missão é finalizar o contrato de aluguel de uma propriedade em Londres, a abandonada Abadia Carfax, para o Conde. Ele só não sabe que seu nobre anfitrião é um vampiro terrível. O vilão da vez é interpretado por Bela Lugosi, que se especializou nesse tipo de papel nos anos 1930 e 1940.


O filme ‘Horror de Drácula’ (1958), originalmente se chamava ‘Drácula’, mas recebeu nos Estados Unidos o título de ‘Horror of Dracula’, a fim de não gerar infração dos direitos autorais com o filme de1931, da Tod Browning e estrelado por Bela Lugosi. Esse mostrava o típico vampiro: sanguinário e malvado. Vivido pelo experiente Christopher Lee, o Conde Drácula era bem elegante e bonitão, mas não aliviava quando o assunto era fome e ser muito aterrorizante. Tenha medo!





Já em ‘Um Drink no Inferno’ (1996), Dirigido por Robert Rodriguez, escrito por Quentin Tarantino, e estrelado por George Clooney, Harvey Keitel, Juliette Lewis e pelo próprio Tarantino. Mas o sexo feminino é quem domina. Com a narrativa de que a vampira, vivida pela bela Salma Hayek, é pra lá de sensual, o longa tinha até uma cena em que a morena aparecia semi-nua em cima de um palco dançando com uma cobra enrolada em seu pescoço. Ui!


Se você estiver cansado de ver esses vampiros feios, assustadores e que dão a sensação de morte a todo momento? Então, por que não os vampiros de Anne Rice? Em ‘Entrevista com o Vampiro’ (1994), Tom Cruise e Brad Pitt deram vida a vampiros e arrancavam suspiros de suas vítimas. Na trama, Acidentalmente um repórter (Christian Slater) começa uma conversa com um homem (Brad Pitt) que diz ser um vampiro com duzentos anos e conta a trajetória de sua vida, desde a época em que ainda não era vampiro e como foi infectado pelo vampiro Lestat (Tom Cruise), com quem teve grandes aventuras mas também grandes desavenças.


Depois de citar a bela Salma Hayek como vampira, agora é vez de Catherine Denueve. Em ‘Fome de Viver’ (1983), a loira deu vida a Mirian Blaylock, uma vampira sexy e perigosa que, juntamente com seu amante, John (David Bowie) um talentoso toca dor de violoncelo do século XVII e também vampiro, fazia terror pelas ruas de Nova York nos dias atuais, se alimentando de freqüentadores do submundo da cidade e das ruas noturnas, onde eles se passavam por um casal de chiques góticos.


Com uma mistura de comédia e terror, o longa ‘Um Vampiro no Brooklyn’ (1995), mostra um excêntrico vampiro com o nome de Maximillian que chega ao Brooklyn, em Nova Iorque, à procura da mulher ideal. Só que a tal mulher ideal é uma bela policial atormentada por pesadelos. Quando a encontra, ele faz de tudo para conquistá-la com seu charme e poder maléfico de sedução. Lançado em 1995 o vampiro interpretado por Eddie Murphy também era conhecido pelos nomes de Preacher Pauley e Guido.






Com 700 anos de vida, o Conde Vladimir Drácula está cansado da mesmice. Em ‘Amor à Primeira Mordida’ (1979), o vampiro, interpretado por George Hamilton, é despejado de seu castelo pelo governo comunista que decidiu transformar o local em um centro de treinamento para atletas. Drácula então, decide ir para Nova York em busca do amor da sua vida, Cindy Sondheim (Susan Saint James), uma top model que o conde só viu por revistas estrangeiras. O conde anda por Nova York e observa, enfadado, a violência e a falta de respeito da vida moderna.


10º Voltando na onda de Anne Rice, não tão clássica mas que vale ser lembrado é ‘A Rainha dos Condenados’ (2002), Lestat, agora interpretado por Stuart Townsend. Lestat, que após acordar de um sono que durou muitos anos se depara com um mundo completamente diferente do que conhecia. Após se acostumar com o "novo mundo" ele se torna um astro do rock. Mas então ele descobre que a rainha dos vampiros, Akasha, (Aaliyah) quer que ele se torne seu rei.

Um comentário:

  1. Excelente postagem!!! Adorei!!!

    (parabéns por deixar de fora aquela saga crepúsculo de gays)

    abração! =)

    Taísa

    ResponderExcluir