Finamente!
Depois de 10 anos o longa ‘Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio’ voltou ah fazer jus ao nome. O diretor Justin Lin pelo jeito pegou o jeito da coisa. E o que ficou bem claro nesse longa e no ‘Velozes e Furioso 4’ é que Vin Diesel é ah alma dessa franquia que pelo jeito ta longe do fim.
Outro foco que coube como uma luva para o longa foi a cidade maravilhosa. Como o próprio nome diz – um subtítulo que não é gratuito - toda a ação desta nova aventura realmente se passa na cidade do Rio de Janeiro. Não que todas as locações foram feitas lá, isso é visível (a cena do trem pelo deserto, por exemplo, não tem nada de Brasil), mas, dramaturgicamente falando, tudo acontece no Rio.
O longa já começa com pura adrenalina, como o filme promete. Dominic Toretto (Vin Diesel) é resgatado da prisão por sua irmã Mia (Jordana Brewster) e Brian O'Conner (Paul Walker), em um ousado resgate sobre rodas. Logo em seguida, ele desaparece. Brian e Mia vão até o Rio de Janeiro, onde encontram Vince (Matt Schulze). Ele propõe ao casal o roubo de carros que estão sendo levados em um trem, algo que, segundo ele, será uma operação simples que renderá um bom lucro. Durante a operação, Dominic reaparece e diz à irmã que os planos mudaram. Ela então leva um dos carros a um esconderijo em plena favela carioca, deixando Dominic e Brian enfrentando policiais e bandidos. Ao desmontar o carro, o trio descobre que ele contém um chip com todas as operações ilegais de Hernan Reis (Joaquim de Almeida), incluindo onde guarda o dinheiro arrecadado. É o suficiente para que eles elaborem um plano para roubar a fortuna de Reis, contando com a ajuda de vários amigos. Dominic só não contava com um agente que não sabe perder, eles enfrentarão a ira e a astúcia de Hobbs (o também grandalhão Dwayne Johnson), uma espécie de bam-bam-bam da polícia internacional, com carta branca para operar no Brasil.
Vin Diesel, Paul Walker e a bela Jordana Brewster dispensam comentários, infelizmente não temos mais a participação mais que especial da linda e perfeita Michele Rodriguez que nos deixou no quarto filme da franquia. Mas tudo bem, felizmente tudo deu certo, até mesmo o armário Dwayne Johnson aprendeu a brincar de ator. E pelo jeito agora ele aprendeu a escolher os seus filmes também, até que fim! Do elenco principal ainda tem a participação de Matt Schulze como o durão Vince, o grandalhão que não foi com ah cara de Paul Walker no primeiro longa. E a participação do rapper LudaCriss, que agora está com um papel mais sério mas mesmo assim com uma ótima química com o outro grandalhão Tyrese Gibson (Roman Pearce).
O roteiro mais uma vez voltou a ser como no primeiro, nada cansativo e muito bem amarrado, fazendo jus ao nome do filme e a tudo que nós fãs da série esperava ver de novo, porque depois do segundo e do terceiro o filme começou ah perder o foco do que prometia, parece que o diretor Justin Lin acordou na hora certa.
‘Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio’ tem quase tudo em perfeita harmonia, as cenas de ação são magníficas, ainda mais vendo Vin Diesel e Dwayne Johnson saindo no braço é de tirar o fôlego, e ainda podemos contar com uma perfeita sequência de perseguição com Dominic e O'Conner destruindo a cidade maravilhosa. O humor claro, fica por conta de Ludacriss e Tyrese Gigbson. É fraco em certos momentos, mas é aceitável.
Agora um momento que chama bastante a atenção no longa é pela sua imprecisão histórica. Reyes (Joaquim de Almeida) fala que os espanhóis, quando invadiram a América, fizeram com violência, enquanto os portugueses foram mais políticos, distribuindo presentinhos aos índios, conquistando-os e depois os forçando a trabalhar. Até aí, tudo bem. O problema é que ele arremata dizendo que é por isso que no Brasil se fala português. Bom, e o resto da América Latina fala espanhol por quê? Vai entender.
Mas é isso, geopolíticas a parte, por mais que se baixe o nível de expectativa para este tipo de aventura, ‘Velozes & Furiosos 5’ se propõe com mais objetividade: Vin Diesel e sua turma estão mais velozes e muito mais furiosos desta vez se comparar aos anteriores.
Recomendo!
Nota: 8.5
Download: ‘Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio’
Título original: (Fast Five)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Justin Lin
Roteiro: Chris Morgan
Produção: Vin Diesel, Neal H. Moritz e Michael Fottrell
Duração: 130 min.
Gênero: Ação
Estúdio: Original Film
Distribuidora: Universal Pictures (EUA) / Paramount Pictures (Brasil)
Elenco:
Paul Walker (Brian O'Conner)
Vin Diesel (Dominic Toretto)
Jordana Brewster (Mia Toretto)
Tyrese Gibson (Roman Pearce)
Dwayne Johnson (Hobbs)
Joaquim de Almeida (Hernan Reis)
Eva Mendes (Monica Fuentes)
Elsa Pataky (Elena Neves)
Ludacris (Tej)
Sung Kang (Han)
Gal Gadot (Gisele Harabo)
Matt Schulze (Vince)
Michael Irby (Zizi)
Don Omar (Rico)
Geoff Meed (Macroy)
Alimi Ballard (Fusco)
Tego Calderon (Tego)
Yorgo Constantine (Chato)
Joseph Melendez (Coronel João Almeida)
Curiosidades:
- O título nacional foi alterado de 'Velozes Cinco' para 'Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio';
- 'Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio' usou Porto Rico para gravar as cenas que se passam no Brasil. A ilha caribenha representou o Brasil, já que grande parte da trama se passa em nosso país;
- Algumas cenas foram filmadas por aqui, no Rio de Janeiro;
- O longa foge dos títulos anteriores da franquia e foi lançado como 'Fast Five';
- O diretor Justin Lin (Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio e Velozes e Furiosos 4) assumiu a direção do quinto filme;
- 'Velozes e Furiosos 4' arrecadou US$ 170 milhões, apenas nos EUA;
- O ator Selton Mello revelou que declinou um convite para atuar em 'Velozes e Furiosos 5 - Operação Rio'. "Recebi o convite, mas não comentei com ninguém. O personagem até era legal, mas o filme de ação não tinha muito a ver comigo, não tinha muito o perfil do meu trabalho. Tenho vontade de fazer coisas fora do país, sim, mas por outra via", revelou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário