Mesmo sabendo que é pura ficção, os filmes de terror sempre povoaram o imaginário das pessoas. Geralmente as produções B, precisam de atrizes de renome e diretores conceituados para ganhar importância e fazer parte da história de cada um.
Assim foi com O Exorcista, que trazia Ellen Bursty e Linda Blair, inclusive indicado ao Oscar de melhor filme entre outras tantas produções sofisticadas como O Chamado, Os Outros, O Sexto Sentido, O Iluminado e tantos outros exemplares.
Nos anos 90 não foram problema apenas para o cinema nacional, que saiu do limbo com as produções do Cinema da retomada. Os filmes de terror, que fizeram sucesso na década de 80 através dos ícones Jason (Sexta-Feira 13), Freddy Krueger (A Hora do pesadelo), Michael Myres (Halloween) e (Kendiman) e suas continuações estavam em franca decadência. Os fãs inveterados do gênero reviam os sucessos da década de 80 para matar a saudade.
Foi com essa ousadia e injetando sangue novo (um belo trocadilho se falando de filmes de terror, não?) que o diretor Wes Craven, responsável pelo primeiro episódio da saga A Hora do Pesadelo, em parceria com o roteirista Kevin Willianson trouxe as telas do cinema Pânico, a primeira parte de uma trilogia de sucesso.
O filme revitalizou o gênero de terror nos anos 90 de forma semelhante à que Halloween de 1978 fez na segunda metade dos anos 70, utilizando um conceito que combinava cenas assustadoras com diálogos que satirizavam os clichês dos filmes do gênero.
O longa Pânico tornou-se num grande sucesso comercial na altura de sua estréia, e foi um dos filmes mais lucrativos de 1996, sendo aclamado por críticos de todo o mundo.
Devido ao seu sucesso, resultaram duas sequências: Pânico 2 e Pânico 3, sequência que não agradou muitos.
Boas atuações de seus protagonistas Neve Campbell (a indefesa Sidney Prescott), Courteney Cox (da série Friends) e David Arquette (de diversos filmes desconhecidos na época). A participação especial de Drew Barrymore (As Panteras) recuperada das drogas também ajudou na divulgação e promoção do filme. As homenagens aos clássicos da década de 80 e as participações especiais nos três filmes marcaram esta trilogia, responsável por trazer a tona uma serie de filmes com temática parecidas, alguns muito bons e inteligentes (Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e Prova Final), outros razoáveis como Lenda Urbana e alguns muito ruins (Medo em Cherry Falls e Freddy VS Jason).
Eleito como um dos 500 melhores filmes da historia do cinema, Pânico ainda ganha lugar ao ser indicado por diretores de renome como Quentin Tarantino, Guilherme Del Toro e o premiado Pedro Almodóvar.
Essa nova saga de filmes de terror também ajudou na continuação de antigos clássicos, como o ótimo Halloween H20, que trazia a rainha do grito Jaime Lee Curtis, filha de Janet Leigh (a moça do chuveiro de Psicose), protagonista do primeiro filmes da série Halloween, retornando 20 anos depois.
O terrível boneco Chuck também retornou da tumba para perturbar, desta vez, acompanhado de sua noiva, Tiffany. Bombas como Alucinação, Lenda Urbana 2, Comportamento Suspeito e O Dia do Terror, também foi muito fraco para o gênero.
Pânico e outras produções posteriores foram motivo de sátira na comédia Todo mundo em pânico, lançado em 2001.
Este ano, a saga de Pânico, comemora 10 anos desde o último filme da franquia do Ghostface, foi anunciado oficialmente a produção de uma nova trilogia de filmes da franquia Pânico.
Em Pânico 4, Sidney Prescott (Neve Campbell) viveu 10 anos sem ser atormentada pelo mascarado, e reconstruiu sua vida. A série de filmes de terror A Punhalada ganhou várias continuações ruins e Sidney, por sua vez, escreveu um livro que foi muito bem recebido pela crítica. Agora ela terá que enfrentar novamente a figura que a assombrava há uma década, e ajudar sua prima Jill (Emma Roberts), nova preferida do maníaco.
Neve Campbell, Courteney Cox e David Arquette estão no elenco, que ainda conta com Hayden Panettiere, Rory Culkin, Nico Tortorella, Anthony Anderson, Marielle Jaffe, Adam Brody, Marley Shelton, Mary McDonnell, Alison Brie e Erik Knudsen. As atrizes Anna Paquin (True Blood), Kristen Bell (Quando em Roma), Shenae Grimes (90210), Lucy Hale (Pretty Little Liars) e Britt Robertson (Life Unexpected) terão participações especiais. Wes Craven (trilogia Pânico) retorna à direção.
O longa estréia nos EUA dia 15 de Abril. No Brasil, a previsão é para 8 de junho de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário